Pesquisar este blog

segunda-feira, março 02, 2020

SOBRE A SÉRIE DO COSMO YORUBA

SOBRE A SÉRIE DO COSMO YORUBA

Leitores, 

A publicação da série de textos iniciados como cosmo yoruba, e que por enquanto permanece com esse nome temporário é um projeto antigo a ambicioso.

O objetivo é documentar a estrutura da religião, em relação a Teogonia, teologia e teodicéia.

Para fazer isso eu me baseei na forma como outras religiões são explicadas, na abordagem estrutural para essa explicação.

Essa série irá definir o entendimento do que é a religião Yoruba, para que, além de entender as pessoas possam falar sobre ela. Esses textos são o resultado de muitos anos de convivência com o tema e de um enorme trabalho de compilação de diversos autores e claro de uma trabalho de análise e consolidação.

Como eu sempre digo aqui, esse Blog não fala de Orixá, isso tem centenas ou milhares de páginas que falam, eu falo sobre religião e é sobre isso que o texto do Cosmo vai abordar.

A questão é que no mundo todo existe muita publicação sobre esta religião, antes eram antropólogos, depois vieram pesquisadores e ultimamente babalawos. Existe muito material bom, mas a maior parte aborda temas.

O Cosmo é um esforço no sentido de unificar explicações e estabelecer um texto estruturado para entender o todo.

Já houveram outros livros nesse sentido, aqui no Brasil, Orun Aiye do José Beniste é uma obra com esse objetivo também. O meu trabalho não copia ninguém, nem duplica nada já feito, ela cria uma nova forma de tratar do tema.

Esse texto vai virar um livro na Amazon, porque os livros Kindle da amazon podem ser atualizados, assim se você compra um livro hoje e depois o autor atualiza o livro, adicionando novos textos ou corrigindo o que existe a amazon envia a atualização para você, sem custo.

Aqui no Blog o texto estará sendo atualizado de forma que apesar dos inscritos receberem os textos por email, no blog sempre vai estar a versão mais atual. Depois com o livro as atualizações vão automaticamente.

Claro que o meu texto pode não agradar a todos, mas, tudo o que está nele não foi inventando, tem fontes confiáveis. Sugiro ler porque vai ter muita informação de qualidade, algumas inéditas para a maior parte das pessoas.

Devido a maior parte das pessoas ler o blog pelo celular, eu estou publicando em partes com tamanhos contidos, mas, como eu disse, o texto integral estará na amazon. As partes já estão programadas para serem publicadas e todo semana vai ter 1 ou mais textos.

Essa publicação não significa que outros temas não serão abordados, como eu disse o texto esta quase todo pronto e já com publicação programada.

Em poucos dias eu vou colocar no canal do youtube deste blog, um video com esta mesma finalidade, mas que vai ser curto (mais ou menos...) e que vai explicar de modo simples a religião para quem quer entender. O vídeo será bem superficial e os detalhes estarão no texto do blog.

Quem tiver duvidas, questões ou sugestões, pode escrever nos comentários do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário