Pesquisar este blog

sexta-feira, março 20, 2020

A religião na vida da pessoa em sociedade [ Entendendo a religião do Candomblé - pt. 8]

  Entendendo a religião do Candomblé - pt 9

A religião na vida da pessoa em sociedade

Esta religião é voltada para o indivíduo, mas, também para a sociedade, ela constrói o indivíduo e este bom indivíduo constrói uma boa sociedade.

Esta é a função da religião na sociedade. Construir pessoas melhores, através do Ìwà e essas pessoas construirão uma sociedade melhor, mais unida e harmônica.

Essa não é uma religião que tem como objetivo fazer a pessoas ficarem adorando a deuses e alimentando-os ou desejando morrer para encontrá-los. As divindades não precisam comer, não precisam de nada de nós. Não precisam de rezas e não precisam de adoração. Divindades são, divindades!

Nós é que precisamos da ajuda delas, do suporte delas e para isso precisamos rezar a elas, pedir a elas, levar nossos problemas a elas através do oráculo e através das oferendas obter para nós a reposição da energia do axé. Esse tema de reposição do axé vou abordar em detalhes mais a frente quando falar de ebós e oferendas.

Para entender a religião temos que subir nossa visão, não podemos entender essa religião imerso em uma infinidade de orixá ou em nos preocuparmos com liturgias, obrigações e oferendas. Saber isso ou entender isso não é entender a religião.

Esse texto tem esse objetivo e, assim, nesse ponto já é possível entender algumas coisas. A primeira é que como já ciei e expliquei a religião é uma das manifestações da sociedade que visam a sua união e harmonia. A religião existe para que as pessoas vivam bem juntas, se gostem, se protejam, resolvam seus problemas comunitários.

Para isso a religião tem ações, como os festivais, Xirês e rituais que movimentam o axé e trazem a harmonia e união.

Mas para que você tenha uma boa sociedade você precisa ter boas pessoas e assim a religião, através de seu código de conduta moral, buscar formar pessoas melhores, pessoas que tenham Ìwà, o bom caráter.

Dessa maneira ela trabalha nas pessoas para formar uma melhor sociedade.
Além disso a religião também trabalha no sucesso e felicidade das pessoas e isso vamos ver mais à frente.


PRÓXIMO TEXTO:

- ENTRE DOIS MUNDOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário