RESPONDENDO PERGUNTAS
Esse Blog responde a qualquer pergunta que for postada nos comentários ou enviada por email para ogbeogunda@gmail.com.br.
Sobre Odù sempre existem muitas dúvidas vou colocar 2 a seguir:
Odù são divindades assim como os Orixás?
Não. Odù não são divindades.
Odù é um símbolo usado no Oráculo de Ifá e que o Babalawo entende como traduzir em informações. Odù tem um significado amplo, mas nenhum deles é ser uma divindade. O mais básico é isso, é apenas uma linguagem entreo oráculo e o Babalawo e não significa nada para o consulente.
O que o consulente tem que saber são as informações que o Babalawo vai discutir com ele e se ele acreditar no que foi dito o que ele tem que fazer para resolver os seus problemas.
Se quiser mais informações (complicadas) sobre o que é Odù veja em
O que é Odù
Se a pessoa está com problemas é o Odù que vai resolver isso?
Não.
Minha experiência mostra que mais de 80% dos problemas das pessoas são resolvidos com mudanças de comportamento da própria pessoa.
Nós causamos os nosso próprios problemas.
O Babalawo, através do Oráculo vai mostrar isso a pessoa. Por esta razão eu não acredito em Babalawos garotos, novos e sem experiência. Como já disse, para ser Babalawo não pode ser burro, tem que saber ler, interpretar e acima de tudo ter calma, paciência e experiência de vida.
Se, como eu digo, 80% dos problemas são causados por mau comportamento, decisões ruins, relacionamentos ruins, questões ligadas ao caráter e principalmente ao ambiente e pessoas que envolvem o consulente, você tem que falar com um Babalawo que entenda o que você fale, consiga falar com você claramente e profundamente, entenda onde vive e sua sociedade.
Estrangeiros vão te ajudar nisso? Possivelmente igual a jovens, ele pode ser um senhor de mais idade mas se não sabe te ouvir, falar e entender o seu contexto é igual a uma criança.
Ficar dizendo significado de Odù não vai te ajudar muito, ter decorado tratados não vai te ajudar muito.
Os 20% de problemas restantes são coisas de fato externas a pessoa e que podem ser resolvidas (as vezes) através do supernatural.
O que é fato de resolver são os problemas que você não criou para si mesma, os problemas externos, esses, as vezes, são os fáceis.
Odù é apenas um instrumento do babalawo. O que resolve é o que ele fala, o seu diálogo com ele e depois os ebós e oferendas.
Você pode obter boas orientações em uma consulta de Umbanda, em um jogo de búzios, em um bom jogo de Tarot e também em Ifá. Odù é só o meio e não o fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário