Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 03, 2019

RESPONDENDO PERGUNTAS

RESPONDENDO PERGUNTAS


Esse Blog responde a qualquer pergunta que for postada nos comentários ou enviada por email para ogbeogunda@gmail.com.br.




Eu preciso saber Yoruba para poder rezar e falar com orixá?



Não.

Se para que o Orixá pudesse entender a gente nós tivéssemos que falar em Yoruba, nós estaríamos perdidos.

Esse pessoal de Candomblé, normalmente, não fala NADA de Yoruba, não entende Yoruba e muito menos sabem traduzir o que cantam e rezam.  Essas rezas e cânticos são tradicionais, foram aprendidos e são repetidos. Alguns, sim, podem ser traduzidos, outros ficaram incompreensíveis devido as distorções da transmissão oral.

Dos autores de livro sobre Candomblé, o único que conhece Yoruba de fato é o Beniste, os demais pouco ou nada sabiam. O José Flávio fez livros com algumas traduções de rezas e cantos, que se não me disseram errado, foram feitas pelo Togun, são péssimas traduções.

Existem pessoas que conhecem alguma coisa do Yoruba, outras sabem o significado isolado de palavras e falam essas palavras em Yoruba no meio de frases e palavra em português, isso é o famoso "Yoruba de terreiro" , que só serve para terreiro mesmo.

Aqui no Brasil, em geral a qualidade da repetição dessas rezas e cantigas é bem razoável, mas é muito,  mas muito superior aos que os cubanos fazem no lukumi e no Ifá, onde, é tudo ininteligível, cubanos mal falam espanhol, eles tem um sotaque péssimo, imagina falar Yoruba, mas isso é outro assunto.

Mas, entendam, a gente reza é em português mesmo e mais, se você tiver que falar com um Orixá para pedir algo será em português mesmo.

O uso do Yoruba é igual ao do Latin no catolicismo, é tradicional, tem rezas e cânticos mas o dia a dia não é o que você fala. A gente usa o Yoruba como os católicos usam latin em missas ortodoxas e como a do Mosteiro de São Bento (canto gregoriano).

Imagina se fosse necessário falar a língua do santo da religião para ser entendido ou melhor atendido, os católicos iam ter que rezar em Hebraico para falar com deus, porque deus era só deus de israel (das 12 tribos) e Jesus, era Judeu também. Essa coisa de deus universal e de Jesus salva todos foi invenção de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário