Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 01, 2019

RESPONDENDO PERGUNTAS

RESPONDENDO PERGUNTAS


Esse Blog responde a qualquer pergunta que for postada nos comentários ou enviada por email para ogbeogunda@gmail.com.br.

verifiquei em um comentário uma pergunta que coloco a seguir:
 

Tenho uma dúvida! Digamos que um Psi indique uma condição não satisfatória, um problema de saúde, para amenizar ou talvez resolver essa situação, se fortalece os Orixás ligados ao Odu ou não seria esse o entendimento? Obrigado.


 Vejam. Vou responder de forma bem ampla.

A prática de ligar Orixá a odù pertence basicamente ao culto de Orixá, Jogo de Búzios. O jogo de Búzios é um jogo de consulta a Orixá, primariamente e o uso de Odù normalmente faz uma ponte entre caída e Orixá, ai, dessa maneira existe essa designação de Orixá ligado ao Odù.

No caso de Ifá, até tem uma lista be variável de Orixá que responde no Odù, mas são muitos odù... Isso não é prático e nem usado para nada útil.

Por que?

O uso do Orixá que responde junto com o Odù é mais uma complemento do significado da caída.

Em ambos os casos, seja búzios ou Ifá, o que importa é qual o Orixá que se prontifica para ajudar e isso e determinado na hora que se determina os ebós e/ou oferendas.

Assim o que fazer para cada caso é o oráculo que vai dizer assim como também vai indicar quem é o Orixá que intercede. O que importa não é um convenção de quem responde onde e sim o que o Jogo em si diz para fazer. A gente tem que fazer o que o jogo diz.

Se o Jogo indica algo para saúde, por exemplo, então algo será feito, mas o jogo pode entender que esse não é o problema a ser resolvido. O babalawo confia no jogo.

O jogo também indica para o babalawo a natureza do problema se físicou espiritual e coisas a serem feitas ou as vezes que não tem nada para ser feito. Nisso sou muito claro, quando existe um problema que não tem saída pelo caminho espiritual, ou melhor pelo caminho supernatural ou magia, o jogo diz isso. Nesses casos insistir em fazer algo é perder tempo e dinheiro.

Lembo que Odù é dinâmico, cada jogo sai um e normalmente vários. Não se fixe em Odù, isso não é especial, o que é especial é o Orixá.

Quem sabe quem é o seu Orixá, sempre pede a ele, quem não sabe pode recorrer a qualquer um, todos os o Orixá estão por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário