Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 15, 2012

Hoje 15 de Novembro dia da Umbanda !


A Umbanda foi criada em 15/11/1908 pelo caboclo das 7 encruzilhadas ( um nome estranho para um caboclo não? ) através do médium Zélio de Moraes, Zelito, em Niteroi Estado do Rio de Janeiro.


Parabéns a Umbanda!  Parabéns aos Umbandistas, são 104 anos de existência.


Existem pessoas que dizem que ela existia antes. Não existia, o que haviam eram cultos e praticas diversas e não ideologicamente ordenadas. No caso do Rio de Janeiro existe uma razoável controvérsia com a Quimbanda que tinha origem em africanos bantus.

Registros mostram que haviam outras pessoas em outras cidades e estados com trabalhos similares. Mas a Umbanda surgiu nesta data, neste local, através deste médium e guia. Sua força tem sido tão grande que sob a sua capa ele tem ao longo da história absorvido inúmeras outros cultos e manifestações de incorporações. Ela se "engorda" mas é a sua ideologia principal que permanece.

Isso ocorre para o bem ou para o mal, não importa, tenho minhas críticas a esta mistura, mas o que importa é que até hoje ela esta ai.

Como definiu o Caboclo das 7 encruzilhadas a Umbanda se define como os espíritos em terra fazendo caridade. O resto em volta varia....

Os cães ladram e a caravana da Umbanda continua passando....  Sai da frente porque atrás vem a Umbanda.

Parabéns !


Um comentário:

  1. Ayra Fogueira20:32:00

    Marcos você tem toda razão quando menciona que haviam outras manifestações, porém nenhuma delas intitulava-se Umbanda.
    Haviam as Macumbas Cariocas, o lendário Juca Rosa e etc... Claro que por todo território nacional surgiam simultaneamente manifestações diversas, afinal tratava-se de um plano divino e não de mera casualidade. Uma bela homenagem Marcos, principalmente vindo de você, com todo o seu senso crítico sobre essa religião.
    Saravá!

    ResponderExcluir