Pesquisar este blog

domingo, novembro 04, 2012

As mentes perigosas, o Candomblé e a Umbanda

As mentes perigosas, o Candomblé e a Umbanda

A sindrome da Carminha


Um dia desses aprendi sobre as mentes perigosas, uma denominações para as pessoas que tem uma mente psicopata. Interessante isso. A psicopatia tem graus e estamos rodeados dessas pessoas em nosso dia a dia.

Na minha opinião, mais do que em qualquer lugar a religião concentra isso. Seja no Candomblé e na Umbanda, mas também os pastores neo pentecostais que estão por ai. A característica dessas pessoas é a mesma. 

A novela avenida Brasil, que acabou de acabar, mostrou para todo mundo esse tipo de pessoa. Carminha e o pai dela eram essas pessoas. Assim, do seu jeito, sem sofisticação a novela ao longo de meses mostrou para as pessoas como funciona a mente de uma psicopata. Nada haver com o pastelão final no qual ela se arrepende.

Para entender essas personalidades basta se lembrar da novela. Pessoas sem sentimentos, incapazes de amar. Amam a si próprio e não tem qualquer problema ético e moral e fazer qualquer coisa com outra pessoa. Teve um diálogo com o pai dela, o Santiago em que ele cita isso, de um jeito fácil de entender, quando diz que ele e ela não seguiram o caminho das pessoas normais. Sim ele e ela, faziam o que tinham que fazer sem remorsos para atingir seus objetivos.

Entendi que isso é muito mais comum do que a gente imagina, Estamos rodeados disso.

No Candomblé e Umbanda é uma característica muito comum nas pessoas que se denominam pais de santo, ogans, etc..  Essas pessoas não gostam de ninguém. Gostam delas mesmas. Essas pessoas são muito inteligentes. Elas mapeiam a pessoa com a qual estão conversando e compreendem o que aquela pessoa gosta de ouvir, o que elas esta esperando receber, o que a pessoa acha certo, etc...

Depois que a pessoa é "mapeada" esta pessoa molda o seu comportamento para tudo o que a pessoa vê de bom. Ele se torna o melhor amigo de todo mundo, todo mundo gosta dele e ele tem uma personalidade para cada pessoa. E mais, ele confidencia coisas de uma pessoa para outra para poder manipular esta pessoa. São mentiras, meia verdades ou distorções. Mas ele faz isso muito bem feito e as pessoas não trocam informações entre si, porque se fizessem isso descobririam a falsidade delas.

Assim a pessoa é o único polo que liga todo mundo em uma casa. Ele o ponto comum e com isso consegue manipular todos para obter o que quer. Se ele não gosta de alguém vai fazer com que essa pessoa se indisponha com outros ou que ela seja olhada de lado. Ele nunca vai aparecer como responsável pelos acontecimentos, sempre vai fazer com que as pessoas achem que elas mesma decidiram aquilo.

Essa pessoa não tem personalidade própria. Ela vai se adaptar a todas a situações, Vai engolir sapos, vai discutir com limites. Tudo muito bem planejado para atingir os seus resultados. Nunca se aborrecem, estão sempre de bom humor.

Não se iludam, todo mundo em um casa é apenas útil para ele. Mas, nem sempre o Pai de santo é assim. As vezes dentro de uma casa a gente encontra pessoas assim que não é o dirigente. São pessoas que começam pequenas e vão crescendo, assumindo posições, tirando posição dos outros, absorvendo o poder. As vezes controlam o próprio Pai de Santo.

Quando os Pais de Santo são assim eles usam isso com os clientes e filhos da casa. É assim que fazem a pessoa voltar e voltar, gastar o dinheiro que não tem ou sempre gastar dinheiro com ele. Sentar em uma mesa de jogo de uma pessoa assim é certeza de que você será envolvido.

Já encontrei muitas pessoas assim. Certamente algumas delas devem estar lendo este Blog neste momento. É em homenagem a elas que eu publiquei isso, para elas saberem que já estavam mapeadas a muito tempo. 

A novela me motivou a abordar esse assunto.

Não fique preocupado em seu envolvido por essas pessoas. Você vai ser. Só depois que aprender a reconhecer essas pessoas é que consegue se controlar, mas, isso leva um tempo e claro uns tropeços. Não ache que é fácil.

Mas fiquem atentos porque esse é o tipo que é muito encontrado nas casas. Tome cuidado, nem todo mundo que se diz religioso é de verdade. Também muitos que são nem sempre tem as melhores intenções. Se você é bobona sua vida normal, então certamente será envolvido. Se você é esperto, sugiro que fique mais esperto. 

Se lembrem a Carminha. Ela enganou todo mundo naquela casa muitos anos e não achem que os caras eram idiotas. Ela é que era muito esperta.

Fiquem atentos as Carminhas no Candomblé, na Umbanda e em Ifá.

2 comentários:

  1. Ayra Fogueira.20:43:00

    Marcos, uma vez um Ariano roxo me disse algo que nunca esqueci com relação a isso.
    "Não temos que ter pena das pessoas que se afinizam com esses Zeladores vaidosos, pois ambos estão em comunhão. Se tem quem compre, sempre haverá quem venda. Fato, cada um está exatamente onde tem que estar.
    Para ser moderno: Lei da atração.
    Afinidade mental juntando pessoas.
    Asé Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Ayra,

    é isso ai, lei a atração, ou como a gente diz na química, os semelhantes se atraem. O sujo e o mal lavado se adoram

    ResponderExcluir