Ọ̀ṣun a esposa de Orunmila (Ọ̀rúnmìlà)
A mulher em Ifá - Parte 3
Talvez uma mulher de
Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) que merece muito destaque é Ọ̀ṣun. Por
um longo tempo, ela foi casada com Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) e
através dela, muitas práticas que foram abençoados por Olódùmarè
se tornou institucionalizada. Existe no texto sobre eerindinlogun
grande referência a importância de Ọ̀ṣun e sua ligação com
Ifá.
Foi
Ọ̀ṣun que trouxe um programa de iniciação especial chamado 'IFA
Elegan (Ifá Ẹlẹ́gán). Isto foi o resultado do fato de que
Orunmila (Ọ̀rúnmìlà), seu marido, era uma pessoa que viajava
frequentemente. Era Ọ̀ṣun, sua esposa que estaria em casa para
tratar as pessoas e atender às suas necessidades, tanto médica como
espiritual.
Isso tem
duas implicações decisivas, Ọ̀ṣun tinha que fazer alguma coisa
para salvar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, manter a
consistência de regra e retidão de procedimento que a casa de
Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) era conhecida.
Entre as
pessoas que vieram ao seu encontro estavam os interessados em serem
iniciados para Ifá. Mas, desde que Ọ̀ṣun é uma mulher ela está
proibida de ver Odu (ou Olofin). A entidade sagrada do oráculo de
Ifá não pode ser vista, exceto se a pessoa é um homem, se ele é
iniciado e que lhe seja dado o antídoto para reduzir o efeito da
energia que 'Ile Odù' pode ter ao verter sua energia em cima dele.
De acordo
com Ifayemi, uma pessoa que é iniciada sem ver Odù será uma
Ẹlẹ́gán. Este é o principal modo de iniciação para mulheres
mas homens também sê-lo, dependendo do Odù que recebem. Se a
pessoa vê Odù então ela será Olodù.
Existe
ainda um outro tipo de iniciação, chamada Agbàmátẹ̀, que são
aqueles que recebem os Ikin sem necessariamente adquirir conhecimento
de Ifá. Podem estar envolvidos em liturgias mas não serão
sacerdotes completos.
Ọ̀ṣun
também seria lembrada pelos passos que ela tomou durante uma longa
ausência de seu marido para salvar as vidas de alguns vizinhos.
Tornou-se necessário para ela falar com o Ifá de seu marido sobre
os problemas que as pessoas tinham.
O verso de
Ifá diz que Ọ̀ṣun levou quatro peças de búzios do Ifá de seu
marido, orou sobre elas e pediu as bênçãos do espírito de seu
marido para entrar nos búzios. Nesta época ela ainda não sabia
como divinar usando os Ikin.
Ela,
então, usou os Ibo para perguntar qual era o problema, doença,
esterilidade ou aborrecimento que a pessoa trazia para ela. Um após
o outro, ela iria testar todas as coisas que ela viu seu marido
escolher para cada caso.
Uma vez
que o Ibo e os búzios diziam “sim”, ela iria pedir a pessoa para
trazer os itens específicos, colocá-los todos em cima de Ifá de
seu marido e dizer para a pessoa ir embora. E assim eles ficavam
curados. Então
Ọ̀ṣun continuou por muito tempo fazendo isso até o retorno de
seu marido.
Quando
Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) retornou ele via na sua sala muitas nozes
de kola, no quintal, viu cabras de diferentes tamanhos e sexos, as
galinhas eram incontáveis.
“Quem
possui tudo isso? " Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) perguntou
surpreso.
"Eles
são todos os presentes de Ifá que coletei usando estes búzios".
Ọ̀ṣun respondeu o marido mostrando os búzios que ela estava
usando. Ela também contou os sucessos que ela tinha alcançado.
Na próxima vez que
Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) visitou Olódùmarè para dar relatório do
que estava acontecendo na Terra, ele narrou o que Ọ̀ṣun havia
conseguido usar os búzios e contou sobre todos os itens do presente
que ela obteve através de Ifá.
Olódúmarè disse para
Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) para dar a Ọ̀ṣun 16 Odù semelhantes à
adivinhação por Ifá.
"Ela pode usar
estes Odù e búzios para o tratamento de clientes que vieram para
ela, enquanto você estiver fora da cidade".
Assim, a
adivinhação com 16 búzios começou com Ọ̀ṣun, conforme esta
descrito em versos similares de Wande abimbolá descritos na postagem
sobre o Eerindinlogun. Esta história aqui é de Ayo Salami.
É importante em Ifá a
inteligência e perspicácia em entender a analisar os versos e
histórias. Além disso um conhecimento geral da religião e de mais
versos torna a compreensão muito maior.
Observem que esta
história, narrada aqui, mas já transcrita anteriormente, Fixa a
relação de Ọ̀ṣun com Ifá e do oráculo dos búzios com Ifá.
Além disso abre a possibilidade de um tipo de iniciação especial,
que permite a mulheres se utilizarem de Ifá através de búzios.
Elas serão Elegan
(Ẹlẹ́gán), não terão a capacidade ou formação de um
Bàbáláwo mas poderão exercer o seu papel. Esta aplicação é bem
diferente da atribuição comum dada a uma Apetebi (Apẹ̀tẹ̀bí)
que fica encarregada apenas de limpeza e cozinha. Mas de nenhuma
forma torna as mulheres equivalentes aos homens no culto.
Uma interpretação
mais radical poderia inclusive dizer que como Ọ̀ṣun realizou as
coisas através do Ifá de Orunmila (Ọ̀rúnmìlà), seu marido,
esta função mais completa poderia estar reservado a esposas de
Bàbáláwo, que se utilizariam do Ifá do marido e não de mulheres
independentes de Bàbáláwo exercendo Ifá.
SERIA EXTENSIVO A FILHAS DE BABALAWOS?
ResponderExcluirsim
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