Pesquisar este blog

domingo, março 10, 2019

LIVROS SOBRE A SOCIEDADE YORUBA

LIVROS SOBRE A SOCIEDADE YORUBA

Junto com o livro sobre a religião, é importante ao Bàbáláwo entender como funciona a sociedade e seus valores. Sem um entendimento mínimo sobre isso fica muito difícil entender a própria religião.
Os livros a seguir abordam a sociedade. É preciso ler, pensar e entender, não é tarefa fácil assim como não é fácil ser um Bàbáláwo. Você não pode ser burro e nem preguiçoso para ser um Bàbáláwo.
The Gelede Spectacle Babatunde Lawal Inglêsuniversity of Washington press

Maravilhosa obra de Lawal. Conheci ele pessoalmento no Rio e é uma pessoa com muita energia. Seus livros esnobam qualidade.
Esse livro fala sobre o culto de Gelede, mas, para isso aborda de forma ampla a cultura oral relacionada ao tema, passando por aspectos muito importantes da sociedade. Não é possível entender Gelede sem enteder de forma ampla a sociedade Yorùbá.
TEM QUE TER.
Visions of Africa – Inglês – babatunde Lawal – 5 continents
Lawal desfila sobre a arte e estética yorùbá, que são suas especialidades e discorre sobre a sociedade e a religião. Vale a pena ter..
African Cosmos – Stellar arts – The Monacelli press
Um livro grande e grosso com muitas fotos.
Fala sobre a África e não somente sobre os Yorùbá. São textos selecionados, no caso Yorùbá 2 autores fabulosos, Babatunde Lawal e Suzanne Preston.
African Vodun – Suzanne Preston – University of Chicago press
Preston é o equivalente para os Vodun de Lawal para Orixá. É um livro sobre arte que desfila a religião e se transformou em uma referência do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário