Por que um oráculo é necessário em uma religião?
Por
que um Oráculo é importante?
No
caso da religião yorùbá, a importância disso é teológica
e envolve um evento supremo. De acordo com a teologia da religião
Yorùbá, é Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
a única divindade que compartilha junto a Olódùmarè o destino de
cada pessoa. Cada pessoa antes de nascer, vai a Olódùmarè pedir o
seu destino, na verdade estabelecer com ele o que ela vai fazer na
vida, que objetivos vai buscar. Este momento no qual
cada pessoa no mundo espiritual, no órun (Ọ̀rún), tem contato
direto com Olódùmarè, se ajoelhando à sua frente é único e
especial. Em nenhum outro momento temos acesso a Olódùmarè. Mais
ainda, nenhuma divindade, exceto Exu (èṣù) e Órunmilá
(Ọ̀rúnmìlà)
tem acesso a Olódùmarè, mas, nós, nesse momento único e especial
nos prostramos diante dele para pedir a ele nosso destino.
Este
é o sentido desta divindade em especial, Órunmilá
(Ọ̀rúnmìlà)
e não outra, estar ligado ao oráculo e sendo ele conhecedor do
destino das pessoas. É esse evento que torna relevante um oráculo
através de Órunmilá
(Ọ̀rúnmìlà)
de um outro que seja através de outra divindade, outro orixá
(òrìṣà).
Muita
atenção nisso, aqui esta a razão teológica desta discussão.
Nessas
informações que passei está o motivo teológico da
existência do oráculo nesta religião (talvez em qualquer outra
religião). O oráculo é o suporte que Olódùmarè dá a cada
pessoa, através da religião, para que ela tenha sucesso na vida, a
vida que ela pediu a Olódùmarè.
Olódùmarè,
o deus, a divindade suprema, nos concede a vida e junto com isso todo
o suporte para que tenhamos sucesso nela. Junto com a presença dos
orixá (òrìṣà), cujo sentido é nos suportar na nossa
vida, o oráculo é o instrumento divino que devemos usar quando
precisamos de ajuda.
O
oráculo na religião é a forma que os crentes têm para se
comunicar com deus, diretamente ou através de seus representantes. O
oráculo é sempre um instrumento de ligação e comunicação entre
o mundo natural e o supernatural, entre o homem e o divino. Através
dele, comunicamos nossos problemas insolúveis e buscamos a ajuda do
divino, de deus, para seguirmos nossa vida aqui na terra, no àiyé.
Nesta
religião quando rezamos a deus ou quando o procuramos, a resposta de
deus não é o silêncio. Nossas preces são atendidas pela presença
dos Orixá (òrìṣà), os ministros de Olódùmarè no àiyé e
pelas mensagens que obtemos do oráculo. Deus fala com a gente.
O
Candomblé não trata apenas com fiéis ou frequentadores. Existe uma
legião de pessoas, consulentes que o procuram para resolver seus
problemas de vida sem que pertençam ou queiram pertencer ao
Candomblé e a religião de orixá (Òrìṣà).
O
Babalorixá ( Bàbálórìṣà) e a Iyalorixá (Ìyálòrìṣà)
atendem esses consulentes não apenas por questões comerciais, para
ganhar dinheiro. Atendem porque faz parte dessa religião ajudar a
todas as pessoas a atingirem os seus objetivos. Existe um compromisso
de deus, Olódùmarè, em termos sucesso na vida, principalmente em
sermos felizes, como explicado anteriormente e assim, o sacerdote da
religião deve ajudar a todos que o procuram.
Olódùmarè
assiste a todas a pessoas. Deus é único ele não faz distinção.
Não existe nesta religião a figura de um deus raivoso e vingativo
que escolhe um único povo como seu preferido e passa por cima dos
demais.
A
questão comercial no Candomblé envolve o que o sacerdote vai
cobrar, se vai cobrar e quanto vai cobrar por isso.
Existe
um outro uso do oráculo e que envolve questões teológicas da casa
e dos membros, mas esse é um uso específico e menor considerando o
atendimento a consulentes.
Esta
é a razão pela qual o oráculo é extremamente importante no
Candomblé e porque a questão da ligação do Jogo de Búzios com
Ifá, está no núcleo dessa discussão teológica que estou
trazendo. O conflito entre o sacerdote do culto de orixá (Òrìṣà)
e o de Ifá é um aspecto colateral mas bem vivo no contexto.
Talvez
para muitos que estão lendo eu esteja trazendo uma questão
inexistente ou trazendo uma dúvida que não existe para elas e
também, por esta razão, não deveria existir para mim. Contudo,
sim, ela existe, a questão é importante e é este
ponto de vista teológico, a representatividade do oráculo do Jogo
de Búzios na religião do Candomblé, que eu estou trazendo a tona.
O
Jogo de Búzios é um instrumento de comunicação com os Orixá
(òrìṣà) ou é também um instrumento de comunicação com
Órunmilá
(Ọ̀rúnmìlà)?
Isso faz uma grande diferença teológica e prática.
Os
Babalorixás (Bàbálòrìṣà) e Iyalorixá (Ìyálòrìṣà)
sempre disseram que seu oráculo era Ifá, sempre referenciaram o seu
Jogo de Búzios como Ifá, mas, isso é o que eles falavam sozinhos,
sem ter ninguém para os contestar ou questionar. Certamente o nível
de conhecimento que eles tinham da religião os levava a afirmar
isso.
Com
a chegada no Brasil, em quantidade, de Bàbáláwos vindos de Cuba,
Nigéria e Benin, eles trouxeram o culto de Ifá original e, o que se
viu, foi uma enorme distância entre o que se dizia aqui no Candomblé
que era oráculo, Ifá, itan e Odù com o que esses representantes do
culto original de Ifá mostravam que ele de fato era. Tudo era
diferente. O oráculo era feito de outra forma e com outros
instrumentos, os versos de Ifá eram totalmente diferentes e tinham
pouco ou nenhuma relação com os ditos itans de Ifá que são
contados no Candomblé.
Com
certeza esse choque de realidade não foi percebido por todos, mas,
muitos observaram isso. Se não fosse isso, porque a multidão de
Babalorixás (Bàbálòrìṣà) e Iyalorixá (Ìyálòrìṣà) que
procuraram os Bàbáláwo para se iniciarem em Ifá e, dessa forma,
darem validade, ou mesmo entendimento e consistência, para sua
prática oracular? Se não houvesse insegurança em relação ao uso
ou desinformação sobre a religião isso não teria ocorrido, se os
Babalorixá (Bàbálòrìṣà) tivesse certeza de que o seu oráculo
de búzios também era Ifá eles não tinham que procurar um
Bàbáláwo. Mas procuraram, aos montes, repito, seja para terem um
título de iniciado como o de aprenderem o que não sabiam, e acharam
que poderiam obter dessas pessoas.
Para
finalizar, a grande diferença de um Oráculo de búzios e Ifá é a
questão de Órunmilá
(Ọ̀rúnmìlà),
ele
fala através dos ikins e foi ele que estava junto de nós quando
falamos com Olódùmarè,
dessa
forma, as questões mais profundas ligadas a nossa vida virão
através desse oráculo.
As
questões do dia a dia, que são resolvidas através dos Orixá
(òrìṣà)
podem ser melhor e eficientemente resolvidas em Jogos de Búzios. O
jogo de búzios é o oráculo para tratar de coisas de Orixá
(òrìṣà).
Se você tem dúvida sobre sua vida religiosa, questões relativas a
liturgias ou sua formação sacerdotal isso será feito através do
Jogo de Búzios de forma muito melhor e mais completa. Igualmente as
questões do dia a dia, nossos problemas, vão ser sempre bem
endereçadas pelos Búzios. Ifá de ajuda em questões mais profundas
e muito mais difíceis.
Não
estou dizendo que você não possa ir a Ifá para tratar de qualquer
coisa, pode, mas para qualquer coisa perderá tempo, os Búzios são
muito melhores.
Lembro
a todos que o oráculo de Búzios através
de Oxun
é o que tem ligação com Ifá.
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