Pesquisar este blog

domingo, março 10, 2019

LIVROS SOBRE IFÁ

LIVROS SOBRE IFÁ


Muitos querem aprender Ifá ou sobre Ifá.

Eu posso dizer que a primeira coisa é bem mais difícil, a segunda mais fácil. Aprender Ifá significa entender o que é Ifá ou o que faz um Bàbáláwo. Eu vou explicar essas duas coisas em próximos textos.

Algumas pessoas que leem o Blog comentam para mim que acham muito difícil alguns temas, que entendem alguma coisa, etc. Eu me esforço para ser inteligível, aliás me esforço em 2 objetivos. O primeiro é ser claro, objetívo e inteligível. O segundo é apenas publicar informação de qualidade, conteúdo decente.

De fato, alguns temas são mais difíceis para algumas pessoas mas vocês devem considerar que um BLOG não é um curso, não em um objetivo didático. Eu escrevo sobre temas que despertam o meu interesse, temas que eu acho importante de serem tratados e procuro criar uma sequência nisso. Nem sempre dá para ser didático ou 100% acessível, afinal, tem assuntos que eu quero falar sobre.

Mas vamos a um desses pontos de interesse comum que é a literatura sobre Ifá. Os livros a seguir vão permitir você aprender sobre Ifá. Eles também, como o meu BLOG, não tem uma abordagem didática sequencial, eles tem valor por aspectos diversos que eu explicarei. Contudo, podem acreditar que esta é a seleção mais decente de livros sobre Ifá que vocês vão encontrar.

Alerto que quem quer aprender Ifá deve esquecer os livros cubanos. Não tem nada que preste. Os pataki são uma péssima fonte e a abordagem de orixá dos cubanos é confusa e representa uma religião que eles criaram para eles. Não joguem dinheiro fora.

Ifá O orixá do destino – Ivan H. Costa – Português – Editora Icone


Certamente o melhor livro sobre Ifá em português que vocês vão encontrar. Não está mais sendo editado e só vão encontrar em sebos.

Ser o melhor livro de Ifá em português não significa ser o melhor livro de Ifá. Significa apenas isso, em português é o melhor livro de Ifá.

É conhecimento geral. Ele aborda várias coisas de Ifá, de história a técnicas de leitura de Odù. Nesse ponto ele é bastante heterogêneo, porque mistura conhecimento com técnica. As duas coisas dele são muito boas.

Eu iniciaria por esse livro.

Yorùbá Theology and Tradition – The worship – Ayo Salami – Inglês – edição do autor

Outra pérola. Em língua inglesa é o livro que eu recomendo para primeira leitura. A aquisição não é fácil, vocês devem procurar o autor.

Muito bom. Ele fala de Ifá e de religião Yorùbá. Passa por conceitos importantes da religião, fala de orixás e outras divindades, fala sobre Ifá através de versos, como deve ser feito.O livro tem muita informação, deve ser lido bem devagar e estudado.

Este é um dos que eu relaciono como TEM QUE LER.

Ifá The key to its understanding – Fásínà Fálàdé – Àrà Ifá Publishing

É um belo livro, com páginas de boa gramatura e capa dura. Ensina Ifá através dos versos. O livro aborda elementos de ifá, liturgias e conceitos usando a tradicional abordagem de mostrar o conhecimento em versos.

Deve ser caro dificil de encontrar, mas se quer aprender Ifá tem que ler esse livro. TEM QUE LER.

Ifá an exposition of Ifá literary corpus – Wande abimbola – Inglês – Athelia Henrietta

É um clássico. Abimbolá não é bom no ensino de técnicas de Ifá, essa não é a preocupação dele, mas, os livros dele contêm uma das melhores seleções de versos de Ifá. Nos livros dele a gente começa a entender os versos e seus significados. Ele explica religião através dos versos.

O livro explica o formato dos versos, como devemos ler e interpretar, como reconhecer bons versos e passa pelos temas mais importantes da religião através de versos. Esse livro não pode faltar a um Bàbáláwo. TEM QUE LER.

Ifá Divination – William Bascom – Inglês – Indiana University Press

Outro clássico. Muitos versos, mas, descolados das explicações. Diferente dos anteriores ele não associa as explicações aos versos. Ele explica as coisas de depois tem uma coleção de versos.

O Bascom é talvez o livro mais conhecido de todos. Ele é bom. Não é o melhor mas, sem dúvida, é muito bom.

The Healing Power of Sacrifice – Chief Priest Yemi Elebuibon – Inglês – Athelia Henrietta

É um livro pequeno, mas, muito bom. Infelizmente o autor é muito econômico nas explicações, mas, tem uma boa cobertura de temas, explicações de qualidade e versos.

Não pode faltar ao Bàbáláwo. Tem explicações e versos importantes para liturgias.

Ifism The complete Work of Orunmila – Osamaro Ibie – Inglês – Athelia Henrietta

Este livro fala sobre os 16 Odù Meji. Contudo traz no início explicações sobre a religião que são muito boas. Eu gosto muito dos livros do Ibie, tenho todos os publicados e são um conteúdo importante no entendimento da religião.

Recomendo todos os demais livros dele, desta coleção. São história de Ifá. Muita gente critica ele porque foi educado como critão, mas, naquela época para se ter educação era assim. Os livros deles são bons. TEM QUE TER.

Ifá a complete divination – Ayo Salami – Inglês – Nidd Pub.

Tem 2 versos para cada Odù. Não é para aprender Ifá, é para ter os versos de referência de cada Odù quando precisar rezar. TEM QUE TER.

The Holy Odù –Ftegbe Fatunmbi – Inglês – do autor.

Melhor referência para o Bàbáláwo. Melhor que qualquer tratado cubano. Fala sobre todos os Odù através de um texto curto, mas útil. Se tiver que carregar 2 livros para uma consulta leve esse e o do Salami. TEM QUE TER.

A exploration os Odù Ifá - Oyeku fun temple – Inglês – do autor.

Tem 4 versos para cada Odù. Complementa o entendimento os Odù. O problema é que os versos são muitos curtos e as vezes pouco inteligíveis. Esse livro usa mesmas fontos do Ayo Salami. Vale a pena ter.

Ifá Dida – Popoola – Inglês – Athelia Henrieta Press

Tem 16 versos para cada Odù. O filho do Popoola lançou o Dida Ifa com os Odù Meji, um livro gigantesto e reeditou o livro Practical Ifá Divination vol 3. do seu pai. A reedição ficou boa. Infelizmente não continuou a edição dos versos. TEM QUE TER.

Parctitioner`s Handbook for the Ifá Professional – Fama – Inglês – Ile Orunmila publications

Bem prático, aborda como se faz um ebó riru e outros versos para diversas finalidades. Vale a pena ter.

Sixteen Mythological stories of Ifá – Fama – Inglês – Ile Orunmila publications

Tem 16 versos de Odù de odus selecionados. Vale a pena ter,

Ifá divination poetry – wande abimbola - Inglês – Nok Pub

Tem 4 versos para cada Odù meji. Obra Interessante mas não essencial.

Iwe Odù Ifá – Ifayemi awopeju – Inglês – Ile Orunmila publications

Tem 4 versos para cada odù de Ogbe. São curtos e mal traduzidos para o inglês mas vale a pena ter.

Understanding Odù Ifá: Apola Ofun – Apena Fagbemijo – Inglês – Oyeku fun temple

Tem 6 versos curtos para ao Odù de Ofun. O título esta errado não é o apola de ofun, é apenas os odù de Ofun. São curtos, mas vale a pena ter.

The sixteen major odù Ifá from ile Ifé – adedoja aluko – Inglês – indigigenous faith of africa

Tem 16 versos de Odù para cade Meji. A tradução de yorùbá para inglês é pobre, vale a penas você mesmo traduzir. Mas vale a pena ter,

A recitation os Ifá, Oracle of the Yorùbá – Judith Gleason – Inglês – Grossman Publishers

Bom, nem todo muito gosta da Judith. Ela tem uma abordagem bem analítica do tema, meio matemática, mas, esse livro é bom. Não é excelente, mas tem alguns conhecimentos importantes.

Como em todo livro você deve saber que cada um tem alguma coisa importante para você. Todos tem um conhecimento bom e relevante em algum lugar. A gente tem que saber pescar isso.

Tem versos de ifá que são bons, meio complicados mas bons.

Sixteen Great Poems of Ifá – Wande Abimbola – Inglês – Unesco

Mais um clássico, eu diria que é um senhor clássico. São 16 poemas longos sobre temas escolhidos, foi o livro precursor do outro livro indicado nesta lista dele. Os versos são imperdíveis, se você conseguir comprar, compre.

Apetebi the wife of orunmila – Ifayemi Elebiubon –iNGLÊS - Athelia Henrieta Press

Livro bem pequeno. Reúne versos sobre a participação da mulher em Ifá. Fiz um texto no Blog sobre o tema. É cultura geral.

Yorùbá Rituals – Drewall – Inglês - Indiana University presságio

Drewall e Indiana University, dois indicadores de bons livros. Esse livro relata a convivência do Drewall com Bàbáláwo em diversos rituais, é importante para se conhecer a religião.

Yorùbá nine centuries os african art and thought – Drewall – Inglês - Harry N Abrams Pub.

mais um livro de Arte que traz informações valiosas sobre a religião. Drewall é garantia de qualidade.

Art and Oracle – Alisa la gamma – Inglês - Metropolitan Museum of art

Um daqueles livros sobre arte que trazem boas informações sobre a religião.

Odun Ifá Ifa festival – Dr. Abosede Emanuel – Inglês - west African book publisher limited

É um livro curioso, metade dele fala um pouco sobre Ifá e na outra metade descreve a uma cerimônia anual de um festival de Ifá. Não é um livro importante para se ter.

Awon Bàbáláwo orunmila Ifa ati won awo fun iye – Carlos José da Costa – Portugês - Edição própria

Acho que pouca gente vai ter acesso a esse livro, possivelmente só em sebo. É um livro médio. É bem estranho e tem muita informação pequena, mas tem versos de Ifá, tirados do Bascom. É muito voltado para o uso de búzios. Eu cheguei a falar uma vez com o autor.

The Sacred Ifá Oracle – Epega/Neimark - Inglês

NÃO COMPRE ESSE LIVRO. POPULAR MAS É UM LIXO

Ifa O senhor do destino – Fernandez Portugal Filho

NÃO COMPRE ESSE LIVRO.

Caminhos de Odù – Agenor Miranda Rocha

O livro foi feito pelo Prandi e o Material não é do Agenor, ele pegou no Apo Afonjá e passou a dizer que era seu, Agenor tinha esse hábito de mentir. É uma boa referência para ser usada junto com o livro do Beniste, O Jogo de Búzios, porque o livro do Beniste ensina mas não tem as histórias, esse aqui tem as histórias mas não explica nada.

African Narratives of Orishas, spirits and other deities – Alex Cuoco

Excelente livro, enorme, com histórias sobre Orixá (Òrìṣà). O autor é brasileiro mas o livro é em inglês. Excelente material, não pode faltar.

Imoye – A definition of the Ifá tradition – Baba Ifa Karade

Não compre esse livro

Ifa – The anciente wisdom – Afolabi A. Epega

Não compre esse livro

The diloggun – Ocha ni lele

É um livro voltado para o jogo de búzios no modo cubano com 2 odus. Não é Ifá, mas o método de jogar é idêntico a Ifá e vale a pena ler a aprender.

Tem também os pataki e interpretações associados aos Odù compostos, é um livro interessante.


Não deixe de ver a lista sobre os livros sobre a religião Yorùbá. É tão importante quanto esses aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário