Pesquisar este blog

domingo, janeiro 20, 2019

O Pekupeye

O Pekupeye



O ikin é o instrumento básico do oráculo de Ifá. O Bàbáláwo tem ainda a sua disposição o opele (Ọ̀pẹ̀lẹ̀), mas este é um instrumento de uso simplificado para consultas rápidas e rasas. O instrumento de um Bàbáláwo é o Ikin que é considerado pelos Bàbáláwo como o próprio Órunmila (Ọ̀rúnmìlà).
Se você vai a um Bàbáláwo para se consultar faça isso através de Ikin, não perca sua ida com opele (Ọ̀pẹ̀lẹ̀).
Os ikin são tirados da palmeira de dende, o dendezeiro, que na realidade é encontrado na natureza de 2 formas, em palmeira mesmo e em rama.
A palmeira de dendê é chamada de Òpẹ.
Existem muitas palmeiras, os Yorùbá dizem que existe a palmeira comum de dendê e existe a palmeira para os Ikin. A palmeira dos Ikin é chamada de Òpẹ̀ e a palmeira comum de Òpẹ. Como muitas palavras Yorùbá a grafia é muito similar mas a pronuncia é diferente, claro de um jeito que só eles sabem dizer. O Yorùbá é uma lingua tonal, com 3 tons para as palavras, isso significa que uma mesma grafia pode gerar várias pronuncias diferentes e significados diferentes.
O tema é bastante confuso de entender, o que posso dizer é que Ikin tem 4 olhos e os frutos comuns têm apenas 3.
Para aqueles que não sabem o Ikin é uma noz ou caroço, chamem como quiser que fica dentro do fruto de dendê. A polpa externa do fruto é retirada para fazer o óleo mas o núcleo duro sempre sobra e é o Ikin.
Existe um tipo especial de palmeira chamada de pekupeié (Pekupẹyẹ) (aquela que mata ratos e pássaros). Esta palmeira tem um atributo espiritual que a diferencia das demais palmeiras.
O nome é o resultado de se encontrar ao longo de todo o ano animais mortos no seu entorno.
Pekupeié (Pekupẹyẹ) é muito rara, mas encontrada. Eu encontrei uma






Exatamente como descrito.
Ela é uma palmeira, dá os caroços de dendê. Mas tudo ao redor é morte. Ela fica rodeada de animais mortos e os cavalos que ficam na propriedade nunca vão nela.
Os cavalos e outros animais comem a polpa da fruta de dendê quando os cachos caem no chão, mas, nessa ai ele nunca vão.
Em palmeiras comuns o fruto é muito apreciado. Tenho um dendezeiro em casa e quando os frutos estão maduro os gambás e ouriço caixeiro sempre estão na árvore à noite.
Segundo minha fonte (Bàbáláwo Ayo Salami – The worship) para essa ocorrência os frutos e ikins desta palmeira não devem ser usados em Ifá. O uso destes ikins é apenas em feitiços.
Resolvi comentar porque foi uma feliz coincidência ter conhecido esta palmeira.
Para finalizar, ikins de 3 olhos apenas não são considerados adequados para Ifá. Ikins de Ifá devem ter 4 ou mais olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário