Os excessos do babalawo
Todo
Bàbáláwo
sabe ou deveria saber
que seu maior atributo é ser o mensageiro de Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà). É
ele quem transmite as mensagens de Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà) para
as pessoas.
Isso
é uma coisa nobre e importante.
Um
Bàbáláwo não é um fazedor de ebó ou matador de galinhas.
O trabalho de um Bàbáláwo é ajudar as pessoas e não
coletar o seu dinheiro.
Nesse
sentido, o Bàbáláwo
não pode perder de vista que o mais importante em uma consulta de
Ifá é o que ele fala com o consulente. É
sua fala, palavra, orientações que profundamente mudarão
o consulente. É para isso que servem as muitas histórias e o estudo
dos textos.
Uma
consulta em Ifá não é para ser rápida. O jogo de búzios é
rápido e bem objetivo, nele o consulente vai direto ao problema,
questões e soluções.
Este
Odù também vai mostrar a seguir que o jogo de búzios ou
merindinlogun (owó ẹyọ mẹ́rìndínlógún) recebeu o seu axé
(Àṣẹ) do próprio Olódùmàrè:
A
cada 16 anos
Olódùmàrè
usava chamar os adivinhos da terra para um teste.
Para
saber se eles estavam dizendo mentiras para os habitantes da terra.
Ou
se eles estava dizendo a verdade
Este
teste consistia em chamar Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) e outros
olhadores da terra
Olódùmàrè
diria o que ele ira ver neles.
Quando
eles chegaram
Olódùmàrè
pediu para eles consultarem o oráculo para ele.
Quando
Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) terminou a consulta
Olódùmàrè
perguntou: Quem é o próximo?
Orunmila
(Ọ̀rúnmìlà) disse que a próxima pessoa vinha a ser sua
companheira
O
qual era uma mulher
Olódùmàrè
então perguntou:
Ela
também é uma advinha, uma olhadora?
O
qual Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) respondeu, “Sim, isto é verdade”
Olódùmàrè
então pediu a ela para consultar o oráculo para ele
Quando
Oxun (Ọ̀ṣun) examinou Olódùmàrè,
ela
viu tudo em sua mente
Mas
ela não disse para ele tudo o que viu
Ela
mencionou a essência
Mas
ela não disse as raízes do problema assim como faz Ifá
Olódùmàrè
então perguntou a Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) o que era aquilo?
Orunmila
(Ọ̀rúnmìlà) então explicou a Olódùmàrè
como
ele honrou Oxun (Ọ̀ṣun) com o owó ẹyọ mẹ́rìndínlógún
Olódùmàrè
disse, “Esta tudo certo”
Ele
disse que mesmo sabendo que ela não lhe contara tudo o que sabia
Ele
daria a sua autoridade para ela
Ele
adicionou “De hoje para sempre,
até
mesmo quando o owó ẹyọ mẹ́rìndínlógún
não
disse tudo detalhadamente
Qualquer
um que desacreditar dele
sofrerá
as consequencias imediatamente
Isso
não precisará esperar até o dia seguinte
Este
é o motivo pelo qual as previsões do owó ẹyọ mẹ́rìndínlógún
ocorrem rapidamente
Esta
foi a forma como o owó ẹyọ mẹ́rìndínlógún recebeu o seu
Àṣẹ diretamente de Olódùmàrè
A
transcrição desse Odù esta no artigo "The Bag of wisdom -
osun and the origin of ifá divination" de Wande Abimbola.
Como
está nesse Odù, o jogo de búzios conhece os mesmos
problemas das pessoas mas não diz tudo o que deve ser dito. É nesse
sentido que eu digo que o Jogo de Búzios é um ótimo oráculo, vai
nos problemas das pessoas e os resolve mas é Ifá que vai mais
fundo, é através dele que você conhece tudo da pessoa.
Dessa
forma se for para fazer uma consulta de 20 ou 40 minutos e gastar a
maior parte do tempo explicando o que fazer, procure o Jogo de
Búzios.
De
outro lado se o Bàbáláwo
quer atender com
rapidez várias pessoas no dia, tipo com consultas de 1 hora, você
está indo no oráculo errado. Você ou o Bàbáláwo
deviam consultar os
búzios.
Ifá
dá ao
Bàbáláwo
a oportunidade de
conversar e interagir com o consulente de forma completa para
entender de fato o que leva aquela pessoa lá
e, mais ainda, o que Ifá tem para dizer àquela
pessoa.
Não
se iludam, problemas que se resolvem com ebós são os mais simples.
Se você tem um problema que apenas um ebó vai resolver, primeiro,
ótimo sua vida está muito tranquila, segundo, podia ter ido a um
bom jogo de búzios.
Vejam,
não estou aqui desaconselhando a irem em um Bàbáláwo, não
se trata disso, vamos mais à frente que vão entender o meu ponto.
Os
problemas de verdade que a pessoa tem não se resolvem com bolas de
farinha e sim com mudanças na vida da pessoa, de suas ações, da
forma como ela conduz sua vida e do entorno dessa pessoa.
Os
problemas de fato exigem que a pessoa reconheça quais são eles e
que essa pessoa acima de tudo mude sua atitude para com ela, para com
a sociedade e para com a vida, esses são os problemas reais. Eles
envolvem entendimento e mudanças profundas nas próprias pessoas.
Para
atingir isso o Bàbáláwo
deve conversar com a
pessoa. É através do aconselhamento, da análise e do incentivo a
auto-análise do consulente, que o Bàbáláwo
estará de fato fazendo
o que Ifá
dá para
ele como trabalho.
O
que é sagrado em Ifá é a palavra. Esta é
minha visão.
As
rezas são
importantes e os versos
de Odù
também,
mas, é a
palavra do Bàbáláwo
que é
sagrada porque deve refletir o que Órunmila (Ọ̀rúnmìlà) dá ao
Bàbáláwo
para ele falar. As palavras são do axé
(Àṣẹ)
do Bàbáláwo.
O
Bàbáláwo Ayo Salami (The worship, pag. 420) vai direto a este
ponto emitindo a mesma opinião que eu tenho e dessa forma vou
transcrever o que ele diz.
Os
elementos do ébó
(Ẹbọ)
podem não ser elementos físicos, podem ser apenas palavras e
conselhos, assim como foram dados para Mágbágbéọlá desistir de
casar com uma mulher no verso de Ọ́yẹ̀kú Ọ̀kànràn (Ifa
complete divination – Ayo Salami, 79). Ou também como Itu foi
instruído em não viajar com ninguém, fosse para qualquer lugar e
em qualquer tempo de forma que isso não resultasse em sua morte como
pode ser visto no Odù Òtùrúpọ̀n Ọ́bàrà. Esta
pode ser somente uma situação para nenhum conselho e nenhum
sacrifício, uma vez que a sitação será resolvida, como na
consulta para Oòduá em um verso em Ọ́yẹ̀kú
méjì (Sixteen great
poems of Ifá, Abimbola)
A
alma dos anciãos é eterna
a
agua dentro de uma canoa em movimento bate de um lado a outro
persistentemente
A
agua dentro de uma canoa espirra
ela
não é desperdiçada
Ifa
foi feito para Oduduwa que desceu do alto pelas corrente de ferro
Eles
disseram que se ele fizesse o sacrifício
haveria
um ano particular no qual ele ascenderia o trono de seu pai
se
ele não fizesse o sacrificio
haveria
um ano particular no qual ele ascenderia o trono de seu pai
Mas,
dessa maneira, se o
Bàbáláwo continua a prescrever somente palavras e versos, então,
como ele alimentará
a ele e sua família? Não seria ele forçado a abandonar sua função
primária (que é sentar em casa e aguardar os clientes) e ir para a
fazenda?
Isso
pode ser entendido como sendo o sacrifício sendo motivado por
condições humanas e não a necessidade real.
Ocorre
com os
Bàbáláwo
e
sempre ocorreu com os Babalorixá
(Bàbálórìṣà).
Me lembro bem de uma amiga que dizia que quando ainda era Ìyàwó
(uma
noviça),
que o Babalorixá
(Bàbálórìṣà),
antes de iniciar o atendimento do jogo de búzios, passava na
dispensa do terreiro para ver o que faltava. O que ele ia pedir como
material para as oferendas e ebós seria o que ele precisava na casa.
Isso
parece uma coisa ruim? Sim, sem dúvida, você se consulta na
confiança que aquela pessoa esta fazendo o que é certo e na verdade
ela está mais interessada na dispensa dela.
Era
assim antes e continua sendo agora.
Hoje
em dia uma consulta a Ifá
não é barato, eu
não acho que seja, mas,
o valor mais
relevante
não
será essa consulta, isso é apenas o começo deste relação, o que
pesa mesmo
é o Bàbáláwo
prescrever
vários ebós e sacrifícios e quase sempre falar que aquela pessoa
tem que ser iniciar em
Ifá,
enchendo o ego daquela pessoa.
Contudo,
Ifá adverte que qualquer Bàbáláwo
que recolhe mais do que é
necessário dos
clientes (seja dinheiro ou material) sofrerá um fim ruim de vida. O
cliente nunca deve se preocupar
com as coisas que ele dá para o Bàbáláwo.
Ele está
dando essas coisas para obter uma outra coisa boa do supernatural, é
uma troca de elementos por
energia.
Assim,
se ele acha que o Bàbáláwo
está
pedindo coisas que não são normais, ele não deve se preocupar.
Dando mais do que necessário estará assegurado que ele está
trazendo para si mesmo uma recompensa dos seus ancestrais no Órun
(Ọ̀run)
(o espaço divino),
mas, o Bàbáláwo
ao contrário esta recolhendo problemas para ele mesmo no Àiyé
( espaço terrestre, onde vivemos)
e no pós-vida.
Os
sacrifícios oferecidos por qualquer pessoa não são perdidos. Todos
os sacrifícios que uma pessoa oferece na vida não são perdidos,
aguardarão por eles no Órun (Ọ̀run). O odù Òtúá Ìrẹtẹ̀
categoricamente menciona que não importa o que nós ofereçamos a
Ifá, isso não será o suficiente para mensurar as coisas boas que
Olódùmàrè faz para nós.
Tudo
o que oferecemos é apenas um sinal de devoção e
fé na disputa entre nós homens e as forças negativas que estarão
em nosso caminho.
Dessa
forma o Bàbáláwo
que pede mais do que deveria
está prejudicando a vida dele e sua recepção no pós-vida. Tem uma
história muito interessante que procure o Odù mas não encontrei
agora e diz respeito a 2 pessoas que eram irmãos e roubavam as
pessoas. Um deles morreu e descobriu que todos aqueles roubos que
traziam riqueza para eles no Àiyé,
no Órun (Ọ̀run) se acumulavam como dívidas fazendo um pós-vida
negativo a ser vivido e um dos Órun (Ọ̀run) ruins. Ele conseguiu
de alguma forma avisar ao irmão que parou então de roubar as
pessoas.
É
uma história que eu havia usado para mostrar os valores e ética
desta religião, mas, que serve adequadamente bem para esta situação.
O Bàbáláwo que
rouba as pessoas aqui no Àiyé
esta trazendo para sí mesmo um péssimo destino.
Conclusão
Nem todo sacrifício é compostos de materiais, em Ifá o mais importante é a palavra,
O que ifá diz é que você não deve preocupar com as coisas que oferece a mais, elas se reverterão para você de qualquer maneira e seus ancestres no Órun (Ọ̀run) guardaram isso tudo para o seu bem e, não importa o que dê, Olódùmàrè sempre dará muito mais de volta a você.
O que ifá diz é que você não deve preocupar com as coisas que oferece a mais, elas se reverterão para você de qualquer maneira e seus ancestres no Órun (Ọ̀run) guardaram isso tudo para o seu bem e, não importa o que dê, Olódùmàrè sempre dará muito mais de volta a você.
Para
o Bàbáláwo que comete os excessos o destino dele o aguarda.
Contudo
fique atento porque nossa vida quem vive somos nós. Ser Bàbáláwo
não dá atestado de honestidade ou sinceridade a ninguém, deus,
Olódùmàrè, não vai interferir em sua vida, isso aqui é uma
aventura para o bem e para o mal, para o certo e o errado.
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