Os Bàbáláwo que assentam Orixá (Òrìṣà)
Certamente
muita gente vai ficar aborrecida comigo por tratar deste tema, mas,
eu não escrevo para elas, escrevo sobre elas.
Existe
uma prática entre Bàbáláwo que é a de como resultado de uma
consulta indicar que a pessoa tem que assentar algum Orixá (Òrìṣà)
ou mesmo ser feita de Orixá (Òrìṣà). O problema é que na maior
parte das vezes, maior parte mesmo, o Bàbáláwo vai fazer isso.
Como??
Não
estou nem mentindo e nem exagerando.
É
sobre esta prática que vou comentar.
Gente,
sério, não caiam nisso. Bàbáláwo não faz Orixá (Òrìṣà).
Mas vamos em camadas e em partes com esse tema, explicando tudo.
O
assunto aqui é um tanto complexo devido à diversidade mas eu espero
que entendam o panorama.
O Bàbáláwo e Ifá
Um
Bàbáláwo tem um trabalho muito bem definido na religião
yorùbá. Ele é especializado e dedicado ao Oráculo de Ifá.
É isso o que faz dele ser o mensageiro de Órunmila (Ọ̀rúnmìlà),
a pessoa que traz as mensagens de Órunmila (Ọ̀rúnmìlà) para os
consulentes.
Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà) é o único testemunho de destino das pessoas, ele é
o único que está junto de Olódùmarè quando você pede e
recebe os seus objetivos de vida. Por essa razão o oráculo de Ifá
é importante, porque ele vai revelar suas questões pessoais mais
íntimas e suas questões de vida.
Apesar
de Ifá ser um oráculo religioso por estar associado a uma
religião (uma teologia e teogonia) ele fala sobre as pessoas e sua
vida e dessa forma pode ser aplicado a qualquer pessoa de qualquer
religião. Ninguém se converte para a religião Yorùbá se fizer
uma consulta a Ifá.
O
oráculo de Ifá é isso, um oráculo para a vida das pessoas.
Por essa razão muitos Bàbáláwo
dizem, erroneamente que Ifá não é uma religião e que eles
são como que “independentes”. Não se ocupem com essa afirmação,
isso é apenas uma abordagem comercial.
Ifá
não é uma religião, de fato, é parte de uma religião, existe um
contexto maior. Ifá é um oráculo religioso e o culto de Ifá faz
parte da religião Yorùbá, ao lado do culto de orixá e do culto de
egungun. O Bàbáláwo quando diz que Ifá não é
religião é porque, ele não sabe onde esta ou quer ter menos
barreiras para seus clientes.
Cuidar
do Oráculo de Ifá não é um trabalho pequeno. Ele é muito
complexo e leva anos para um bom Bàbáláwo ser formado. São
muitos anos de aprendizado, prática e principalmente um Bàbáláwo
não pode ser burro, um Bàbáláwo tem que ter inteligência
senão não vai conseguir falar nada. Não se trata de decorar coisas
e sim de entender e interpretar.
Assim,
APENAS cuidar do oráculo de Ifá
já é bastante ocupação para um Bàbáláwo.
Muita
gente vira Bàbáláwo de um dia para o outro no sentido que,
um dia ele não sabia nada direito e nada com profundidade e 7 dias
depois ele é Bàbáláwo e quer ensinar a todo mundo como se fosse
deus em pessoa.
Essas
pessoas são muitas, gente que nunca conheceu folhas, nunca viu um
ebó, nunca conviveu com Orixá (Òrìṣà), que nunca participou de
nenhum segredo litúrgico. Ontem ele era ninguém na religião, hoje,
como Bàbáláwo, se acha deus na terra.
Essas
pessoas, com pouco conhecimento prévio, não tem muita alternativa,
elas não vão saber interpretar Ifá. Aliás está cheio de Bàbáláwo
que não faz nada, só tem o título para usar alakas
deslumbrantes e Filás gigantescos.
O
que elas compraram foi a iniciação. Elas não compraram o
aprendizado e muito menos a capacidade de lidar com isso. Não
adianta decorar tratados, esse não é o trabalho do Bàbáláwo.
O Bàbáláwo e o culto de Orixá (Òrìṣà)
Não
tendo condição de ler as metáforas que estão nos versos e mitos e
interpretá-las associando com a vida do consulente, não tendo o
conhecimento em interpretar o Oráculo e, também, o conhecimento
para indicar soluções, o que fazem essas pessoas? Vão para o
caminho mais simples e direto que é o de Orixá (Òrìṣà).
A
pessoa troca a vida de ser Bàbáláwo
e interpretar o oráculo de
Ifá pelo de ser Bàbáláwo e
trabalhar como se fosse do culto de Orixá
(Òrìṣà).
Não
estou diminuindo o culto de Orixá
(Òrìṣà), como disse uma
pessoa gasta bem mais de 10 anos para ter conhecimento nisso, desde a
sua iniciação até ter conhecimento de fato.
Ser
um Bàbáláwo não
legitima ninguém para fazer liturgias do culto de Orixá
(Òrìṣà), se fosse assim
não precisaria do culto especializado.
Mas
como então o Bàbáláwo parte
para fazer aquilo que não lhe compete?
Simples
assim, se você vê um Bàbáláwo ocupado com Orixá
(Òrìṣà) é porque ele não sabe o que fazer com Ifá.
O
contrário também é verdadeiro se você vê um Babalorixá
(Bàbálórìṣà) dizendo
que também é Bàbáláwo ele é apenas um tolo que quer enganar
você.
Por
que simples? Porque todo mundo tem afinidade com Orixá e você pode se dedicar
a comercializa assentamentos e iniciações. Orixá (Òrìṣà)
permite um sem número de assentamentos e processos de iniciação
diversos.
Essas
tradições estrangeiras, cubanas e nigerianas tem um culto de Orixá
(Òrìṣà) bem simplificado, voltado para vender e fazer iniciações
e assentamentos. Isso é o paraíso para quem quer ganhar dinheiro. Eles te iniciam no que você quiser e te incentivam a levar os assentamentos para casa para ele resolverem os seus problemas.
No
Candomblé a pessoa leva 10 anos para poder dar algo para alguém. Em Ifá o cara vai dar
o que? Exu? O que mais?
O que o Bàbáláwo deve dar para as pessoas é pas, tranquilidade, orientação e ajudar que essa pessoa resolva os problemas dela. Não vendemos feitiços e soluções.
O que o Bàbáláwo deve dar para as pessoas é pas, tranquilidade, orientação e ajudar que essa pessoa resolva os problemas dela. Não vendemos feitiços e soluções.
No
culto de Orixá (Òrìṣà) dos estrangeiros, existe uma infindável
possibilidade de oferta de bugigangas e penduricalhos.
Além
disso, não podemos ignorar que tem um grupo grande de pessoas que vira Bàbáláwo e já
tinha algum conhecimento de Orixá (Òrìṣà), seja porque aprendeu
alguma coisa em algum Candomblé, ou seja, porque aprendeu Orixá
(Òrìṣà) com os santeiros (por exemplo, onde vão encontrar um
conhecimento razoável em pouco tempo).
Essas
pessoas então, como não tem o que fazer em Ifá vão querer se
virar com Orixá (Òrìṣà), e passam a fazer o que eu disse no
início, fazer assentamento, dizer Orixá (Òrìṣà) de pessoas em
jogo de Ifá definindo até qualidade. Viram Bàbáláwo que distribuem iniciações dão orixá e qualidade de Orixá para as pessoas.
Afirmo que, Bàbáláwo não precisa e nem tem tempo para isso. Ifá
se basta e fazer Orixá (Òrìṣà) não faz parte da sua
atribuição. Ele não tem ligitimidade para isso, lhe falta o poder para tal. Se o Bàbáláwo está se metendo com Orixá
(Òrìṣà) é porque uma de 2 coisas ocorre:
- Ele vem do culto de Orixá (Òrìṣà) onde não teve espaço para ser o que queria, assim usa Ifá para dar autenticar a sua prática. Ifá, onde ele paga para ser iniciado e ninguém fica contando tempo de nada, vai dar o poder que ele queria ter, mas não teve.
- Ele não sabe o que fazer com Ifá, assim corre para fazer as coisas de Orixá (Òrìṣà).
O
primeiro grupo é bem numeroso. Tem muita gente de Orixá (Òrìṣà)
frustrada porque não conseguiu seguir o culto de Orixá (Òrìṣà)
e vai para Ifá onde não vai ter que seguir nenhuma regra ou
hierarquia para poder fazer aquilo o que queria ou mais, a pessoa vai
para Ifá para poder ter um título na religião, ele compra a
iniciação e o título sem ter que esperar anos a anos a fio.
No
Brasil o culto de Orixá (Òrìṣà) é muito longo, cheio de regras
e dificuldades. A pessoa para ser alguém nesse culto tem muito tempo
e dedicação pela frente (claro se feito da forma certa).
Ifá
é um grande comércio, um comércio liberado e legal, pagando você
vira qualquer coisa. Eu digo legal porque não está violando nenhuma
regra, você não tem que ir a um lugar distante para fazer
obrigações de mentira, como fazem no culto de Orixá (Òrìṣà)
as pessoas que não querem seguir regras. De forma normal e sem
esperar tempo nenhum você paga a um cubano ou nigeriano e vira o que
quiser.
Um
caso muito comum são pessoa de Umbanda que já faziam coisas de
Candomblé sem poder e que na Umbanda já são pai-de-santo. Essas
pessoas não querem ter que se submeter as regras do Candomblé e os
anos de espera para ter um cargo ou poderem tocar sua casa.
Caminho
fácil? Vão a Ifá e viram Bàbáláwo. Ganham um
título e continuam a fazer as coisas que queriam.
Ifá
vira um instrumento de legitimar um cargo que você nunca teve.
Já
vi em redes sociais gente que não era nada ou era Umbandista e não achava isso importante e vira Bàbáláwo
para ser alguma coisa na
religião, pura vaidade. Não quer se submeter a uma longa iniciação
e procura uma válvula de escape.
Se você vir um Bàbáláwo se metendo com Umbanda ou com Orixá, tenha certeza não é Bàbáláwo.
Se você vir um Bàbáláwo se metendo com Umbanda ou com Orixá, tenha certeza não é Bàbáláwo.
Poderia
ainda enumerar outros casos diferente e nuances desses, mas, seriam
apenas variações da mesma coisa que eu creio que já deve ter sido
entendida.
Tolo
são as pessoas que se deixam enganar por isso.
Um
Bàbáláwo não precisa usar o tempo dele para competir com
casa de Orixá (Òrìṣà). Se ele sabe Ifá terá tanta coisa para
fazer que não vai lhe sobrar tempo para isso.
Mais
importante. Um Bàbáláwo não tem propriedade para fazer coisas de
Orixá (Òrìṣà). Não pode dar Orixá (Òrìṣà) para ninguém.
Essas pessoas inventam que podem fazer isso, acreditam que são os
todos poderosos que podem tudo – não são.
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