Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 18, 2024

QUAL O MELHOR DEUS? - RELIGIÃO E TEOLOGIA SÃO OBRAS HUMANAS - PARTE 6 DE 11

 

RELIGIÃO E TEOLOGIA SÃO APENAS OBRAS HUMANA

Depois de abordar a questão de quem de fato falou com deus ou não falou e como essas obras foram elaboradas, a próxima questão é:

RELIGIÃO NÃO É DEUS E DEUS NÃO É A RELIGIÃO.

As pessoas que creem em deus mas não aceitam uma religião tem alguma razão.

Religião é uma organização humana, criada por humanos e formatada por humanos para:

  • Transmitir e interpretar o significado da palavra de deus para as pessoas

  • Essa interpretação tem como objetivo, nos dar um conhecimento sobre o que é a vida e nosso objetivo nela, sem contudo tirar de nós a oportunidade de viver uma vida nova a cada renascer.

  • Também tem como objetivo nos fazer pessoas melhores em relação a sociedade e as demais pessoas.
    Ela nos faz ser pessoas gentis, generosas e comunitárias, assim, deus nos motiva a ser sempre nossa melhor versão.

  • Trazer conhecimento de como podemos recorrer a ele e ao supernatural que ele criou para obter ajuda e superar dificuldades, sem interferir com nosso livre arbítrio (de ser bom ou mal) ou com o nosso esforço sincero em superar nossas dificuldades.

Esses objetivos são os que permeiam as religiões no mundo. São objetivos bons e justos que justificam a necessidade das religiões.

Religiões são necessárias e importantes. Elas são, de fato, nossa ligação com deus. Não existe ligação com deus sem uma religião e você vai entender por quê.

Só que a base da religião é a palavra manifesta de deus e foi sobre isso o que falamos primeiro. A religião se constrói em torno disso. É necessário existir a manifestação de deus primeiro, para depois se estruturar a religião baseada na teologia. Isso parece simples mas nem sempre é assim e é por isso que as vezes surgem e desaparecem religiões.

Mas a palavra é apenas o início. A religião se manifesta de fato na vida das pessoas através do que chamamos de teologia, que é a interpretação desta palavra que foi capturada e documentada por nós, homens. Apesar da importância que estou dando para a teologia porque ela é a transmissão da palavra de deus e do seu significado para a humanidade, a religião somente se manifesta com as pessoas percebendo a presença de deus na vida delas, a mão de deus.

Mas sem teologia não tem religião. Sem a palavra de deus não tem teologia e sem religião não tem deus na nossa vida.

Nesse momento, os que estão prestando atenção no que falo vão pular na cadeira, mas, vejam o que eu disse: sem religião não tem deus NA NOSSA VIDA.

Porque a religião é aquilo que tem como objetivo direcionar nosso comportamento, nossos atos e nossas ações como humanidade. Ter uma religião significa que você, de fato, acredita em deus e se dispõe a fazer o que ele orienta para você ser a pessoa que ele deseja.

Não vejo como coerente as pessoas que creem em deus mas não se sujeitam a nenhuma religião. Eu uso a palavra “sujeitar” intencionalmente, a religião traz um código de valores, ética e moral próprio.

Religião é feita para a relação entre humanos e não para nossa relação com deus.

Na verdade, também traz informações e orientações para a relação com deus, mas, essas orientações têm que ser a coisa mais simples da religião. Na minha visão, não podemos ter religiões honestas cujo foco seja a relação e submissão humana à relação com deus.

Mas, temos que crer em deus e aceitar as orientações ou regras, chame do que quiser, que ele nos dá para a nossa relação entre humanos e o mundo.

Como eu disse, religião não define deus, mas, define o que ele espera de você.

Assim, temos uma sequência obrigatória. Você tem que crer em deus, crer que ele se comunica com a gente através de sua palavra manifesta e, dentro de uma religião, entender através da interpretação dessa palavra o que deus espera de você nessa vida.

Nessa cadeia a única coisa divina é deus. Todos os demais elementos são humanos e não se consegue ter fé em deus sem, primeiro, ter a fé humana. Aliás isso foi uma coisa que eu aprendi rápido, pessoas que não tem fé religiosa é porque também não tem fé humana, os ateus, na minha observação prática são assim. Eles não acreditam no que as pessoas dizem, elas só acreditam nelas mesmas e nas coisas que consideram evidentes e factuais. O problema delas não e com deus é com as pessoas.

Avalie, se não tenho razão, por você mesmo. Se conhecer um ateu declarado, veja se alguém contar qualquer coisa que fuja do normal ou do esperado por ele, se ele vai acreditar. Mesmo se a pessoa que contar for uma pessoa confiável, mesmo que a história tenha detalhes o ateu jamais vai acreditar na outra pessoa. Mais ainda, como eu disse eles só acreditam neles mesmos, para qualquer coisa. A questão não tem a ver com deus e sim com a ausência de fé em tudo que não sejam eles.

Pessoas assim, que não tem fé humana não terão fé religiosa. Para acreditar em deus você tem que primeiro acreditar nas pessoas também.

Apesar de toda a fé envolvida na religião, você não pode perder o entendimento que, sejam as palavras como também a teologia, a interpretação dessas palavras, são atos humanos. Os homens interpretam as palavras de deus, que chegaram a eles de alguma forma e criam a religião para as transmiti-las para as demais pessoas.

A teologia é sempre a interpretação humana dessas palavras e é, assim também, uma criação humana derivada da nossa inteligência. Por isso poderemos ter, dependendo do povo, da época e do local, teologias melhores ou piores baseadas nas mesmas palavras sagradas.

Por essa razão, tenha muito cuidado com pessoas que falam em nome de uma religião e que explicam religiões. Essas pessoas que traduzem o significado das palavras de deus, em qualquer religião ou seja, lidam com os textos sagrados, fazem um processo humana de análise, interpretação e entendimento. Não existe nada de sagrado em teologia, é apenas uma visão humana.

Teologia é necessária? Sim. É absoluta? Não. Sempre poderão existir variações desse entendimento. No fim, teologia sempre será uma proposta ou uma tese religiosa.

Entenderam esse processo humana de gerar uma religião?

Vou dar um exemplo fácil de ser entendido:

Jesus não criou nenhuma religião. Ele nasceu judeu e morreu judeu. Ele nomeou 12 apóstolos para transmitir suas palavras e nenhum deles criou uma religião, todos foram mártires e eles também eram judeus.

A religião foi criada por pessoas que acreditaram em pessoas. A religião cristã foi fundamentada no Jesus mitológico, o teológico e não somente no Jesus histórico. Depois de iniciado o processo tomou rumo próprio. Muita teologia e textos do NT foram feitos por pessoas que jamais tiveram contato com Jesus. Elas escreveram sobre o mito. O primeiro entendimento teológico cristão mais organizado surge no século 2.

A teologia sobre a qual se fundamenta a igreja católica foi criada por homens através dos concílios. Os religiosos de alta hierarquia se reuniam em concílios que duravam meses ou até anos e definiam a teologia católica.

100% do que você entende que é a religião católica é baseada em teologia criada nesse processo e não necessariamente está na bíblia. Se você é católico ou protestante saiba que as coisas que você acredita que é a religião ou que deus ou Jesus disse são, na verdade, apenas criações humanas. Nada disso está na Bíblia.

O novo testamento é uma obra literária, criada sob medida, tardiamente aos fatos para estabelecer uma linha histórica e narrativa. Nenhum daqueles livros foi escrito pelas pessoas a quem lhes são dadas a autoria. Essa é uma área de estudo muito interessante e você se surpreenderia com o que pessoas tem a relatar sobre isso.

Não consigo abordar e explicar o pouco que sei sobre isso aqui e agora, mas, se você se interessar vai ter muito o que pesquisar.

O que estou explicando nesse momento é o processo humana envolvido na religião.

A religião cristã foi virtualmente moldada pelo que dizem que Paulo escreveu, basta ver a relevância dele no novo testamento e nas referências teológica. O NT são os evangelhos, as epístolas de paulo e o apocalipse de João. É por isso que eu digo que a teologia católica é apocalíptica.

Contudo Saulo de tarso, que não era um dos 12 discípulos e nunca conheceu jesus. Ele, supostamente, aprendeu sobre jesus através de discípulos de discípulos – Ananias e Gamaliel. Mas nada do que está no livro de Atos dos Apóstolos é confiável, existem 2 Paulos, o histórico e o mitológico. O de algumas das cartas, umas 6 é o histórico e o dos Atos é apenas mitológico. Ele entendeu que foi escolhido por deus e saiu pregando para os não judeus, criando igrejas e criando uma teologia nova através do seu entendimento. Sem dúvida fez um trabalho muito importante, tão ou mais do que os dos apóstolos judeus originais. Além disso ele foi mais um que se declarou profeta de deus. Ele dizia que deus inspirava o que ele falava. Só que ele não fez profecias ele saiu criando teologia do nada. Mas atenção, o livro atos dos apóstolos é uma obra teológica, nada ali é histórico.

Agostinho de Ipona foi outro que criou teologia unindo a religião com a filosofia grega. Ele criou teologia do nada para justificar o que precisa, como o pecado original. Ele é um exemplo da geração de teologia para explicar teses. Tomas de Aquino idem, esses 2 foram muito importantes na definição da teologia católica, mas, a teologia de fato nasceu nos concílios, não nasceu nem de deus e nem de jesus.

Mas a real teologia católica nasceu dos concílios. Foram os concílios que definiram cada milímetro da teologia católica. A Bíblia tem muito pouca relevância nisso. A teologia católica é a convergência da base bíblica do NT com a filosofia grega.

Por essa razão é que eu já ouvi de teólogos católicos que você primeiro tem que ser católico e depois você ler a bíblia. A religião deve nascer de dentro de você, do coração dando assim um aspecto muito sentimental a isso.

Isso não deixa de ser bonito, eu gosto disso, mas, racionalmente tenho essas explicações. Você não vai encontrar na bíblia a teologia católica, assim ler e decorar a bíblia é um exercício inútil. Os católicos se desprenderam da teologia judaica baseada no AT. Provavelmente os teólogos católicos sabem muito bem da origem dos livros no AT e do NT, principalmente deste último, assim não veem sentido em se fixar neles buscando ali a palavra de deus.

ISSO TUDO FICOU COMPLEXO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário