Pesquisar este blog

domingo, janeiro 14, 2024

QUAL O MELHOR DEUS? - A GRANDEZA DE DEUS - PARTE 2 DE 11

 

VOCÊ ENTENDE O QUE É A GRANDEZA DE DEUS?

O entendimento do que estou falando envolve primeiro e mais importante o reconhecimento da grandeza de deus.

Isso parece meio óbvio, mas, é isso o que falta às religiões semitas, o real entendimento sobre a grandeza de deus. Eles, na prática, nos textos, diminuição a grandeza de deus é a raiz desta questão.

Não quero parecer arrogante e nem mais esperto do que todos e, sem dúvida, existem pessoas muito inteligentes que são católicas e cristãs, mas é elementar que a interpretação que eles adotam é tacanha.

As religiões derivadas da torat, do pentateuco, falham nisso, eles, na minha visão, de forma proposital ou acidental - não sei - não reconhecem deus em sua grandeza. Eles não traduzem nos seus livros o verdadeiro deus supremo.

Isso é muito simples, mas nesse vídeo eu não vou poder ficar dando os exemplos, quem sabe em um outro, nesse momento vocês terão que avaliar meus argumentos.

Isso é uma questão humana, porque, temos pessoas que creem em deus, aceitam a teologia de uma religião, creem na tese da gênese do universo e da humanidade a partir do deus superior e criador, mas, que, apesar disso, não aceitam a real perspectiva da grandeza de deus e aceitam sem pestanejar a formatação de um deus menor.

Essas pessoas preferem se apegar a uma visão muito restrita de propriedade do deus que, nesse caso, deixa de ser um deus superior e se torna um deus menor, um subordinado. Eles, nos seus textos, não retratam um deus superior.

Se você não entendeu ainda a que estou me referindo, a torat e a bíblia mostram para todos um deus pessoal, um deus exclusivo, dedicado a um grupo e que elege poucos e os trata como especiais pelos 6.000 anos de história que estão na bíblia.

O que é mostrado ali são os escolhidos versus o resto da humanidade, como se esse restante da humanidade não fosse criado pelo mesmo deus.

Vamos resumir, o antigo testamento mostra um deus, que eles dizem ser supremo, o criador de tudo, mas, absolutamente preocupado e dedicado a eles, um povo pequeno face humanidade e que apesar da dita, atenção, desse deus, se comporta mal e pessimamente ao longo de uns 3.500 anos. Somente no século 5 AEC é que os judeus se convertem ao monoteísmo e aceitam Javé, antes nunca foram, Javé era mais um deus sendo oferecido a eles.

E essa preferência toda termina em nada, porque esse povo representa apenas menos do que um traço na população do mundo junto com sua religião.

Após você ler todo aquele livro, o antigo testamento você continua sem ter a menor ideia de qual foi o objetivo daquilo tudo.

O fato de eles, em sua maioria não aceitarem a mudança no mundo feita por um evidente sucessor dos profetas, o cristo, é apenas a continuidade da mesma forma de agir desse povo em relação a deus ao longo de sua história e eles continuam achando que o deus supremo os escolheu como especiais, apesar deles não terem nenhum compromisso com o trabalho de deus para o mundo.

Espinoza, filósofo judeu, do século XVII, muito criticado sobre esse tema, tratou sobre esse tipo de visão. Ele expôs essa questão da grandiosidade versus a pequenez. Alguns podem não conhecer o que ele disse ou estarem estranhando eu trazer ele a esse tema, mas, eu vou citar ele aqui algumas vezes porque um grande mérito dele foi trazer a tona essa questão da grandiosidade de deus e a crítica a forma como a torat retratava um deus menor.

Eu vou fazer um video complementar para comentar sobre essa visão dele.

O que vou explicar, então é, como essas pessoas retiram a grandiosidade de deus e transformam ele numa figura menor, apesar de afirmarem justamente o oposto e mais, como as pessoas não reconhecem essa visão menor.

Essa é a discussão agora.

Deveria caber facilmente a todos que realmente acreditam em deus e principalmente na grandeza de deus, naturalmente aceitarem as demais religiões como legítimas, porque elas evidentemente são parte da grande obra de deus para toda a humanidade.

Eu digo que tem que ser uma aceitação natural, porque, isso, parte de entender a existência de um deus supremo e maior e principalmente a finalidade de religiões.

Vamos perder um tempinho explicando deus e a religião para depois voltar nessa questão da grandeza. Esse é um dos meus assuntos preferidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário