Pesquisar este blog

quarta-feira, janeiro 17, 2024

QUAL O MELHOR DEUS? - QUEM SÃO OS PROFETAS? - PARTE 5 DE 11

 QUEM SÃO OS PROFETAS?

Existem dezenas ou centenas de textos que as pessoas que escreveram como textos teológicos e mensagens de deus. Deus é muito ativo, não parou de trabalhar como supõe os cristãos cessacionistas.

No caso do cristianismo muita coisa foi escrita, seja pela oportunidade como pela motivação divina. Até hoje, toneladas de livros teológicos são produzidos. Devemos supor que essas pessoas foram instadas ou inspiradas a fazer isso, não inventando isso da cabeça delas. Contudo, no caso cristão, poucos foram incluídos no cânone ou mesmp são classificados como apócrifos. O critério de montar o cânone do AT ou do NT foi exclusivamente humano. Essa é uma história que um dia eu falo.

A verdade de ser um profeta de deus ou não, está em cima de um fio muito fino. Profetas não eram pessoas que brilhavam no escuro.

Muitos desses autores são anônimos, creio que maioria, mas, existem pessoas que se auto-declararam profetas. Eu pesquisei a origem de algumas pessoas que se declararam profetas e criaram ou contribuíram para uma religião. Vocês se assustariam com os fatos. Veja Mohamed do islã, ele tinha pesadelos, não conseguia dormir e falou isso com uma pessoa. Essa pessoa disse para ele que isso ocorria porque ele era um profeta de deus. Ele acreditou nisso e passou a adotar, por conta dele essa versão. Ninguém o elegeu profeta, ele se auto-declarou. Nunca fez nenhuma profecia que se realizou e nunca fez nenhum milagre para demonstrar a sua ligação com deus.

Veja o caso de Paulo, ele se auto-declarou apóstolo. Mas ele nunca conheceu jesus, não foi um dos 12 escolhidos, ele disse que um anjo falava as coisas para ele e que Jesus “aparecia” para ele. Claro que existiu o Paulo histórico e o mitológico, mas o histórico saiu divulgando no mundo grego a divindade Jesus, criando teologia que estabelecendo a igreja cristã. Na teologia cristã, os pontos mais basilares não vieram do pentateuco, vieram dos escritos de Paulo, do Apocalipse e principalmente da cultura grega que moldou os mitos e os evangelhos. Essa é mais uma história longa que não dá para contar aqui.

Em comum nessas 2 histórias e em dezenas que existem na bíblia ou fora dela, é que ninguém falou ou viu deus, exceto essas pessoas que declararam isso.

Parem para pensar um pouco. Deus só se manifesta para muitos em uma passagem do AT, quando Moisés recebe os mandamentos. No NT supostamente quando Jesus é batizado.

Em todo o relato bíblico apenas os profetas é que se comunicam com deus. Só elas tinham esse contato, deus ou seus anjos, apenas se comunica com 1 pessoa e essa pessoa convence as demais.

Tudo depende das pessoas acreditarem neles e nenhuma dessas pessoas pode afirmar que foi o próprio deus. Como julgar o que é verdadeiro se o processo é o mesmo para todos os profetas independente do tempo?

Ellen white se dizia profeta de deus e o que ela falou e escreveu foi aceito e adotado apenas pelos adventistas. Os demais cristãos questionam e zombam dela ser uma profetiza.

Alan kardec não falava com deus, mas com espíritos que falavam em nome de deus. Qual a diferença entre falar com anjos ou espíritos, como no passado alguém diferenciava isso? Allan kardec criou o espiritismo como uma extensão do cristianismo, baseado no NT e é inegável o bem que isso trouxe a humanidade.

Qual a diferença entre Saulo de tarso, Ellen white e Alan kardec, entre outros? Apenas quem acreditou neles. Até hoje muitas pessoas já se declararam como profetas e quase sempre são refutadas por outras.

Nesse ponto vocês podem estar se perguntando, onde quero chegar?

No mesmo ponto, a religião é uma obra humana. E ninguém pode afirmar que o deus supremo falou de fato com qualquer pessoa. Como já disse, o modelo judeus de que o próprio deus supremo falou com eles e protegeu eles só entra na cabeça de pessoas que tem preguiça.

Esse longo bloco foi apenas para destacar isso, ninguém pode afirmar que tratou com o deus supremo. Pode falar que falou com uma divindade, um mensageiro, um anjo mas não se pode provar que se trata com o deus supremo. Aliás, anjos existem para isso, para serem mensageiros.

Pelo que eu disse até aqui já está claro para mim que eu posso dizer que o modelo que temos em Ifá no qual Olódùmarè é um deus supremo e que cuida, somente ele de toda a existência e que esse deus supremo não exige culto e estabelece divindades para o representar junto a humanidade, como seus ministros, com poderes para isso e baseado em suas regras é um modelo absolutamente racional, razoável e adequado para ter um deus supremo.

O modelo cristão de que o deus supremo falou com alguém e que essas palavras estão registradas na bíblia como foram ditas, não faz nenhum sentido teológico e histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário