Pesquisar este blog

terça-feira, janeiro 16, 2024

QUAL O MELHOR DEUS? - QUEM FALOU COM DEUS DE VERDADE - PARTE 4 DE 11

 

QUEM FALOU COM DEUS DE VERDADE?

Apesar dos relatos usados na bíblia serem amplamente aceitos, hoje, por metade a população mundial e esses relatos mostrarem uma relação de exclusividade e intimidade de deus com o povo judeu, como se fossem únicos e especiais, não muda isso ser apenas a forma como os próprios judeus entenderam e escreveram para si mesmos, convenientemente, o que eles entenderam que foram as palavras de deus.

Foram eles, homens hebreus, que escreveram aquilo ali, do jeito que melhor lhes convinha. Deus não mandou nada escrito já pronto para eles e muito menos se preocupou em fazer edição posterior.

Deus não enviou um fax ou um manuscrito com as palavras dele.

Eu não questiono as palavras de deus que estão em qualquer religião, elas tem significado e objetivo. O que estou lembrando a todos é que foram homens as transcreveram, redigiram, estenderam ou até mesmo inventaram parte daquilo ou tudo aquilo. Se a inspiração ou vontade de escrever aquilo foi divina, a elaboração é totalmente humana.

Tudo o que está na Torat foi transcrito, editado e selecionado para publicação, por homens, ao longo de muitos anos. Não existe certeza da autoria dos textos e muito menos de uma única autoria para os grandes relatos. A cópia de originais foi obra de muitas pessoas que tinham a capacidade de ajustar, ampliar ou reduzir os relatos. Não existe nem mesmo uma real cronologia. Não existe a certeza de que os livros que estão no antigo testamento foram escritos naquela ordem, o que se tem certeza é de que não foram escritos naqueles tempos originais.

Existem enormes indícios que uma parte ou uma grande parte é repetição criativa de mitos sumérios. Existe uma grande certeza de que o genesis, por exemplo, foi escrito tardiamente, depois ou durante o exílio da babilônia para acomodar a teologia e não o contrário.

Vejam, não é o objetivo aqui avançar nessa crítica sobre a bíblia, não quero mudar o foco da discussão e quem quiser saber sobre isso procure a bibliografia e até canais no youtube que se dedicam a esse análise. Vou passar ao largo deste tema, apenas para fazer algumas afirmações simples. Estou tratando aqui da autoria das palavras escritas de deus.

E por quê? Porque, como eu disse, a base da religião, o primeiro elemento, são as palavras sacras e no caso dos judeus e cristãos eles usam essas palavras como sendo verdadeiras expressões de deus, como a história real e tratam a mesma coisa fas demais como mitologia, estorinhas. Mas, o fato é que a bíblia também é mitologia.

Antes de achar que as palavras da bíblia são sagradas e vindas de deus, aprenda que < 1% dos judeus da época sabiam escrever. Escrever era especializado, feitos por escribas que eram poucos e caros. O material para escrever era muito caro e raro.

Não havia interesse nas pessoas aprenderem a ler ou escrever. Isso era “ciência de foguetes”. Não havia papel ou tinta, isso, quando havia era absurdamente caro. Assim ninguém de fato aprendia a ler e escrever, documentos eram coisas da elite.

As histórias eram registradas na forma de canções e versos porque eram fáceis de serem decorados e, desta forma, tudo muito resumido.

Não existe nenhuma possibilidade dos personagens originais terem escrito ou mesmo pedido para escrever qualquer coisa, seja sua história ou sejam aquelas frases. Apesar de toda a incerteza que envolve a recuperação da história, a maior certeza é que os livros foram todos escritos muito tardiamente por pessoas especializadas em escrever que, assim, criaram as palavras, frases e narrativas baseada em histórias conhecidas oralmente.

Para o caso real do antigo testamento, os personagens originais, os profetas, se de fato existiram e não são apenas mitos, jamais escreveram ou registraram o seu contato com deus. Isso seria impossível para eles. Em um momento muito tardio um escriba faria isso, usando suas próprias expressões para relatar algo que estava na memória do povo. Além disso usando uma linguagem primitiva, com pouca capacidade de expressão. Um desses escribas inclusive escreveu por sua conta mesmo um dos livros do antigo testamento, afinal qual qual a diferença entre ele escrever o que falavam e o que ele achava que deveria ser?

Assim nem Moisés, nem Davi, nem salomão ou qualquer rei ou profeta escreveu nada, quiçá existe certeza da existência desses personagens.

O conteúdo dos livros da bíblia, no máximo, existia oralmente. Por isso que, ao longo dos muitos séculos, o povo judeu perdia o seu “fio da meada” e se afastava do monoteísmo de adonai. Os judeus só foram reconhecer esse problema no exílio da babilônia quando eles tomaram contato com a grande civilização da época, outras culturas e bibliotecas.

O exílio da Babilônia foi muito importante para os judeus. Foi ruim mas foi bom. Eles decidiram se converter ao monoteísmo e enriqueceram seu conhecimento do supernatural com o contato com outros povos, adicionando complexidade e profundidade.

Lá na babilônia eles decidiram duas coisas importantes. A primeira foi escrever os seus livros sagrados. Assim a Torat é uma construção muito tardia de tudo, um romance mitológico disfarçado de história.

A segunda decidiram eles mesmos serem monoteístas. Mas isso foi apenas em torno do século V AEC. Até essa época eles ainda tinham vários deuses, Adonai era, supostamente, apenas um desses deuses, mas, na Torat escrita ele virou o único desde o início, retratando, possivelmente, uma história que somente existiu na Torat e não no mundo real.

As palavras que estão ali, as frases e té mesmo o sentido foi escrito por profissionais em escrever. Os livros eram copiados manualmente e assim o que não mudou entre uma cópia e outra? Análises mostram que vários textos tiveram mais de um autor e foram escritos em momentos diferentes, isso é feito analisando o estilo literário e situações e locais narrados.

O que é certo é que quem viveu aquilo não escreveu nada e quem escreveu não viveu e esta é a razão de eu afirmar que quem escreveu não foi deus e assim isso não é sagrado.

Existem livros religiosos muito mais antigos do que a Torat. Os mitos sumérios e Ugaritianos antecederam a própria organização dos judeus e os indianos também antecederam-nos em vários séculos. Sem querer complicar muito, a própria unidade dos hebreus e as 12 tribos são coisas que surgem na Torat escrita.

Dessa forma, o que é sagrado em uma religião é a fé em deus. Deus é sagrado, suas manifestações são sagradas. Um livro humano não é sagrado por si só.

Vejam que eu não estou desvalorizando esta religião, estou dizendo que o livro bíblico não pode ser sagrado e adorado porque ele é humano. A fé é em deus, este é o sagrado. O livro, como eu outras religiões, documenta a religião. Eu lamento se tem pessoas que adoram a bíblia como sagrada e as palavras da bíblia como a representação das próprias palavras de deus.

Os demais povos no mundo todo, certamente, passaram pelo mesmo processo junto a deus, retratando cada um deles o entendimento do que deus significava e transmitia para eles em mensagens e visões que vieram da oralidade para a escrita em momentos diferentes.

Ninguém pode afirmar que o próprio deus supremo escreveu alguma coisa. O fato nisso é que ele não escreveu nada. O que podemos entender pelos relatos bíblicos é que, no máximo, um intermediário de deus com a humanidade, anjos por exemplo (cujo significado da palavra é mensageiro), falaram ou sugestionaram humanos a algum entendimento.

Lembro a todos que essa coisa de dizer que qualquer texto sagrado, a bíblia por exemplo, é uma obra de deus ou que aquelas são suas palavras, é figurativo, tudo aquilo foi escrito por homens, da forma como eles quiseram escrever ou como entenderam.

Esse papo de que as pessoas escreveram aquilo inspiradas por deus e por esta razão aquilo vira sagrado é argumento para os ingênuos. Eu sou religioso e tenho fé religiosa em deus mas não sou burro. É claro que houve orientação e inspiração para as pessoas agirem, as pessoas não criam essas histórias do nada elas viveram aquilo. Mas, vocês acham que deus incorporou na pessoa? Ou passou um fax? Ou um anjo possuiu a pessoa e escreveu aquelas palavras exatas?

Atenção, não estou tirando a credibilidade de textos religiosos, estou dizendo que 1) ocorreu no mundo todo e a bíblia é como todos os demais; 2) ainda assim é uma obra humana.

Não foi deus que escreveu aquilo, foram homens que escreveram, com o jeito humano de pensar, entender e escrever. As pessoas que escreveram não estavam em contato com deus.

Os cristãos aceitam com enorme facilidade relatos bíblicos de pessoas influenciadas por anjos para fazer as coisas ou receber as palavras de deus, mas, quando outras religiões relatam fenômenos similares com as divindades que essas religiões entendem, eles dizem que é o diabo.

Assim, parem de usar ou aceitar o argumento de que se está escrito na bíblia, do jeito tal, é porque é sagrado e vindo de deus. Parem de se fixar em pessoas que ficam fazendo interpretações de frases exatas e procurando se tem ou não artigo antes da palavra, se é um substantivo ou adjetivo. Parem de se preocupar como estava escrito em hebraico ou grego ou latim. Pessoas escreveram isso tudo.

E COMO É ISSO EM IFÁ?

Os nossos textos sagrados são os versos de ifá. Eles representam a mensagem de deus para nós na forma de versos que contam histórias e usam as mesmas estruturas de parábolas e metáforas. Além dos versos existem mitos e cantigas que representam a tradição oral. A origem disso é indeterminada, mas existem com formatos bem definidos.

O objetivo desse corpo literário é o mesmo de toda religião, trazer informação, valor e ética. Mostrar por exemplos como proceder. É esse corpo literário que é usado pelos Bàbáláwo para orientar e responder e orientar às pessoas que os buscam por orientação.

Como no judaísmo, existe o texto sagrado e a tradição oral que traz mais informações e detalhes sobre o que está nos versos. Observe que a expressão tradição oral não significa que isso foi apenas falado oralmente sem ser escrito, significa que é uma tradição de conhecimento que existe no povo ao lado dos versos e que define a visão metafísica.

Como os yorùbá não tinham escrita até o século XIX, tudo deles era oral e por isso mesmo muito mais falho do que o normal. Muito se perdeu e muito foi mudado ou se deteriorou. Muita riqueza literária se perdeu. Existem diversas fontes de versos de ifá e não existe uma compilação única.

Não se sabe a autoria e possivelmente são muitos autores. Entendemos que é inspirado por deus, porque ali tem muito conhecimento e muita consistência para ter sido uma obra do acaso.

Nossos versos e a tradição oral são obras humanas, resultado do entendimento humano. Deus não passou nenhum fax. Não se sabe a origem ou quem relatou isso inicialmente. O que sabemos é que era uma tradição 100% oral que foi transformada em textos a partir do século XIX e mais fortemente no próprio século XX.

Apesar disso as palavras são consideradas sagradas e pronunciar frases e nomes tem força de axé (àṣẹ) (energia). Isso é em Ifá e é em qualquer religião, nada diferente, inclusive na católica onde orações fortes são feitas em latin.

A forma como foram documentados os versos, exige do Bàbáláwo inteligência e critério. Repetir o que recebe sem pensar a respeito é o caminho do erro. O entendimento é fruto da interpretação simbólica do corpo literário. Não tem interpretação pronta. Além disso, devido a essa origem incerta e não documentada, não se aceita qualquer versão de nada. O fato de alguém apresentar um mito ou um verso não torna aquilo verdade, porque o Bàbáláwo tem que saber a natureza do que estpa lidando e a facilidade que existe em inventar coisas. Assim ser Bàbáláwo, o sacerdote de Ifá, é muito mais complexo do que muitos imaginam.

Sabendo esse contexto só idiotas repetem histórias de Ifá sem antes pensar e analisar o que ouviu, porque contexto é tudo.

Bom, voltando a questão desse bloco o processo de gerar texto sacro é o mesmo, alguém, um humano faz isso através de inspiração, sonhos, vidência e qualquer outro processo supernatural. Esta pessoa, apenas, vai receber isso e falar para as demais que foi deus que falou aquilo para ela e que ela jura que não inventou nada.

Mas atenção, qualquer pessoa pode escrever algo dizendo que está sendo inspirado por deus. Eu posso dizer isso agora também. Posso dizer que minhas palavras são inspiradas por deus.

Quem pode me contrariar?

Qual foi o critério que escolheu os textos que estão na bíblia? Qual critério de aceitar um profeta?

O HUMANO!

Assim como Jesus, além de suas ideias inspiradoras tinha que mostrar poder curando pessoas ou renascendo após a morte para que as pessoas acreditassem que eram mais do que as ideias dele mas também palavras e ideias de deus, o que torna profecias e profetas como aceitos é similar. Não bastam boas e inspiradoras palavras. Algo mais tem que tornar o profeta confiável.

Mas no fim, repito, será um critério humano que vai fazer isso ser aceito, as profecias e os profetas não vem com selo de qualidade de deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário