TRADIÇÕES RELIGIOSAS NA MATRIZ AFRO BRASILEIRA
E
o que é uma tradição religiosa? Eu tenho um bom texto para isso
nesse blog, onde isso é explicado em detalhe, mas, considere que a
tradição religiosa é o resultado da localização de um culto
religioso de determinada religião (vamos ver isso à frente). Essa
localização consistem em unir a religião e seu culto (teologia e
teogonia) à sociedade, seus hábitos, sua história, sua forma de se
relacionar, seus valores, às influências regionais de
comportamento, à cultura local, à história e às influências de
sincretismo.
Tudo isso junto forma uma tradição religiosa.
A
junção disso tudo cria uma determinada forma de se entender e
praticar a religião e o culto para um determinado povo e formata a
prática da religião, seus ritos, cultos e liturgias.
Dessa
maneira a tradição religiosa é a presença da prática de uma
religião junto a um povo.
Uma tradição religiosa é uma evolução da religião, é uma especialização da religião, uma melhoria.
Não estamos aqui no Brasil subordinados e muito menor ligados às tradições religiosas africanas. O que têm lá é a tradição religiosa deles, africanos da Nigéria ou Benin. Eles fazem lá do jeito que eles querem fazer e não temos que ser iguais a eles.
O que nos une é a religião comum e a religião esta acima da tradição.
Como já expliquei, esqueçam a relevância do conceito de "Nação de Candomblé". Não tem relevância religiosa nenhuma, é apenas uma forma de grupos internos de casas se auto-denominarem.
A identificação dos grupos, aqui no Brasil, se faz pela
identificação com uma raiz religiosa e com o culto a um conjunto de
divindades, configurando a adesão a uma teogonia, teologia e
liturgia.
A Tradição Religiosa é que é a formatação da prática religiosa.
Dentro da tradição as casas podem se organizar como quiserem, podem usar as tais denominações metaétinicas, como era feito no passado (como explicado no texto anterior sobre matriz religiosa afro-brasileira).
Em relação às tradições religiosas, minha forma de ver isso é a seguinte:
Raiz
religiosa JEJE:
- Tambor-de-mina (MA, PA)
- Candomblé Jeje (BA, RJ)
Raiz
religiosa Yorùbá
- Xangô ou Nagô (PE)
- Batuque (RS)
- Candomblé Ketu (BA, RJ, SP)
- Culto egungun (BA)
Observem
que não incluí o culto de Ifá neste contexto.
A razão é que não
existe uma tradição religiosa de Ifá no Brasil. O que existe são
tradições religiosas vinda de Cuba e da Nigéria que se estabelecem
aqui da sua forma original sem qualquer tipo de adaptação e ligadas
aos seus cultos de orixá (Òrìṣà) originais. Isso não é uma
tradição religiosa da matriz afro-brasileira. Dessa maneira NÃO
TEMOS tradição religiosa de Ifá na matriz afro-brasileira.
O que existe aqui são, repito, os cubanos e nigerianos fazendo o que fazem na suas terras de origem e um monte de brasileiros repetindo as macaquices deles.
Para ter uma tradição de Ifá na matriz afro-brasileira será necessário aos brasileiros criarem essa tradição, ligando Ifá às tradições de orixá e vodun. Assim o Ifá terá que ser integrado a forma como orixá e vodun são entendidos e praticados no Batuque, no Candomblé Ketu, no Candomblé Jeje, no Tambor da mina e no Xango, se quiser ser uma tradição religiosa afro-brasileira.
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