Os instrumentos de consulta ao oráculo do Bàbáláwo.
Odù
é o elemento básico e fundamental na vida de um Bàbáláwo.
Por essa razão devemos entender porque um Bàbáláwo
acha que tudo é Odù,
de fato, na vida dele tudo é Odù.
São
os versos de Odù
que transmitem informações para ele, são os versos de Odù
que contêm as mensagens, através de metáforas, que serão usadas
para interpretar as consultas e
é o Odù
que tem as rezas que ele usará e, por fim, é o Odù
que trará a energia que ele usará em seu ebó
(Ẹbọ).
Desta forma o Bàbáláwo
vê seu mundo religiosa através de Odù.
Dessa
maneira tudo para ele é Odù,
incluindo orixá (Òrìṣà), ele tem certeza que orixá (Òrìṣà)
é um Odù
e que a única forma de um orixá (Òrìṣà) se manifestar é
através de um Odù,
como já citei.
Os
instrumentos oraculares do Bàbáláwo
são todos voltados para esse uso através de Odù
e a única forma de obter informação deles é analisando um Odù.
Um Babalorixá
(Bàbálórìṣà)
quando usa seu jogo de búzios conta ainda com sua vidência e os
búzios oferecem uma forma de interpretar mais rica em detalhes, mas,
para o Bàbáláwo
tudo se resume a Odù.
O
Bàbáláwo
tem 2 instrumentos de consulta ao oráculo, os Ikin
e o opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀).
Ambos são usados para se obter um Odù.
O
Ikin
é o instrumento principal e maior do Bàbáláwo.
O
surgimento
dos Ikins como instrumento de oráculo vem através de uma história
que está no Odù
Ìwòrì
Méjì.
Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
vivia no Àiyé
e tinha filhos, mas, no
dia de uma
grande comemoração, quando todos deviam prestar homenagem a ele, um
de seus filhos o desafiou e desrespeitou e Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
decide partir para o órun (Ọ̀run), através
da terra de Olókun.
Com
sua ausência as coisas ficam piores na
terra e as pessoas tinham dificuldade e não conseguiam resolver,
porque
as pessoas não tinham mais ele para orientar. Foi
feito uma grande oferenda e foram procurar Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
para ele voltar ao mundo, ao Àiyé.
Mas
Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
disse que jamais voltaria, mas que deixaria na terra os Ikin, caroços
de dendezeiro, que seriam o seu representante no Àiyé
e deveriam ser usados para consultá-lo.
Dessa
maneira os Ikins são sacralizados e viram a representação de
Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
no Àiyé,
na
terra.
Os
Bàbáláwo
contudo tem muita atividade e demanda e não conseguem atender a
todos devido ao tempo requerido para fazer as
consultas. Para poder ajudá-lo, Olódùmarè
manda para ele um escravo, opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀),
que o ajudaria nesse trabalho.
Opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
surge no Odù Ogbè Méjì.
Eu
verifiquei a história de opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
em 2 fontes, no Bàbáláwo
Faxina Falade e no Bàbáláwo
Ayo Salami. Ambas as referências usam versos um pouco diferentes,
mas, tem a mesmo conclusão ou mensagem.
A
história de Ayo Salami é bem longa e posso resumir dizendo que
Olódùmarè
envia opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
para Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
na forma de um escravo que ele compra no mercado, era um escravo que
tinha o corpo com juntas que rodavam e quando ele se jogava no chão
seu corpo formava o Odù.
A relação com Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
e seu escravo opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
não eram muito fáceis.
Uma
versão desta história é apresentada por Jose Beniste no seu
excelente livro, Os Mitos Yorùbá, mas é um pouco diferente e é
usada para fazer uma confrontação entre o jogo de búzios e Ifá.
Opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
é um auxiliar de Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
e é usado para acelerar a consulta. Opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
é mais rápido que Ikin mas traz a mesma informação. Ambos os
Bàbáláwo,
que usei como fonte, dizem
que os Ikin são um instrumento mais sério e confiável do que opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀),
mas, nenhum dos dois explica o motivo disso.
A
unanimidade é baseada na rapidez do opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀), na
confiabilidade e na superioridade do Ikin. Isso é muito
desconcertante, porque eles afirmam que Ikin é superior mas de forma
alguma dizem qual o problema de opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀).
Ayo
Salami tem histórias melhores e no Odù
Irosun óbara (Ìrosùn Ọ̀bàrà)
ele
fala de uma história na qual na ausência de Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà),
opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
trai a sua confiança e tem seduzir suas mulheres. Como castigo por
essa traição Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
transforma opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
que era um escravo em uma corrente, a corrente de opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀).
Como
eu explico Ifá não tem nenhuma mensagem clara, são histórias que
devem se interpretadas como metáforas.
Minha
interpretação e conclusão sobre tudo isso é que o Ikin é o
instrumento mas completo e o opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
é um instrumento auxiliar para respostas rápidas. Ikin
representa Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
e dessa maneira quando você usa o Ikin você recebe através do Odù
a energia de Olódùmarè.
Eu
sempre digo para as pessoas que uma diferença fundamental no oráculo
de Ifá é que a consulta já é um ebó
(Ẹbọ)
ou melhor já é o início do ebó
(Ẹbọ).
Mas, isso, só será verdade se for feita com o Ikin.
Se
o Bàbáláwo
faz a consulta com o opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
ele ganha velocidade e continua contando com o Odù
como meio de informação, afinal, o Bàbáláwo
só tem isso para interpretar. Mas o opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
é um instrumento auxiliar, um escravo de Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
como diz o verso de Ogbè Méjì. Opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
não representa Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà)
como o Ikin o faz, o verso de Irosun óbara (Ìrosùn
Ọ̀bàrà)
é, na verdade, uma confrontação do Ikin com o opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀).
Não
sendo opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
o representante de Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà),
como o Ikin é, seu uso passa a ser de obter respostas rápidas. Eu
uso ele muito principalmente quando tenho que consultar o oráculo
para ter respostas com SIM e NÃO. Ele é ótimo para isso. Também
quando preciso de uma indicação rápida para um problema, mas, não
uso quando pessoas me consultam, porque entendo que estaria faltando
com elas.
Imagino
que a maior parte das pessoas que já consultou Ifá o fez com o
Bàbáláwo
usando o opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀),
possivelmente ninguém nunca viu o
babalawo
usando o Ikin. Pois é, pagaram para ter uma consulta com Ifá e
perderam uma parte importante.
Além
disso creio que pouca gente teve o seu Odù
rezado no opon (Ọpọ́n Ifá) antes de sair. Veja, o Bàbáláwo
pode usar o opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
que é mais rápido mas deveria riscar o Odù
que saiu no opon (Ọpọ́n Ifá) e rezar 2 ou 3 versos do Odù.
Quando um Odù
é invocado é necessário rezar os versos do Odù.
Acredito
que a maioria esmagadora das pessoas nem recebe nem os Ikins e nem os
Odù
rezado.
Se
você depois procura o Bàbáláwo
para fazer os ebós indicados, você recupera essa perda porque no
ebó
(Ẹbọ)
o Bàbáláwo
terá que invocar o Odù
novamente e dessa forma isso compensa o que você não recebeu na
consulta, mas, a opção melhor é você sair da consulta já com o
Odù
atuando, o que só será realizado com o Ikin.
Esta
é minha opinião.
Fazer
uma consulta com opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
é uma concorrência direta com o jogo de búzios. Já vi consultas
de opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀)
mais rápidas que jogo de búzios.
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