Qual a diferença entre Ifá e o jogo de búzios
Complemento
Depois de
concluído o texto original eu observei que faltaram algumas
informações sobre o tema, ligadas a forma de uso dos dois oráculos.
Desta maneira estou completando aqui. O texto inicial esta em:
Diferença entre Ifá e jogo de búzios
A forma de usar os 2 oráculos é bem distintas, assim vou explicar a
seguir.
No jogo de búzios, os búzios são deixados cair sobre uma superfície (o tipo não importa) e as seguintes características são usadas para determinar sua interpretação, lembrando que não existe um padrão, existem várias técnicas e falar sobre esse tema é bem complicado, assim, tenham atenção nas características principais e não nos detalhes:
No jogo de búzios, os búzios são deixados cair sobre uma superfície (o tipo não importa) e as seguintes características são usadas para determinar sua interpretação, lembrando que não existe um padrão, existem várias técnicas e falar sobre esse tema é bem complicado, assim, tenham atenção nas características principais e não nos detalhes:
1. É observada a quantidade de búzios total que cai aberta. Esse
número de búzios determina um Odù ou um orixá (Òrìṣà). Isso
varia de técnica de interpretação. Sendo uma coisa ou outra não
importa, Odù ou orixá (Òrìṣà) vão significar para o olhador
significados pré-determinados.
2. Além da quantidade principal o olhador divide a caída de búzios
em caídas menores de búzios abertos separados por búzios fechados,
descontinuidades. Essas quantidades menores, ou grupamento de
quantidades menores trazem novas interpretações seja por Odù ou
por orixá (Òrìṣà).
3. A posição dos grupamentos menores faz diferença. A área é
dividida em setores e cada setor tem um significado especial, assim,
é feita a análise daquela sub-caída naquele setor.
4. Os búzios também podem formar grafismos e esses grafismos podem
trazer novas informações ao olhador.
5. Novas caídas podem ser feitas. Existe um padrão de 4 caídas, no
qual as 2 primeiras indicam o problema e as demais trazem os
trabalhos a serem feitos. A combinação da primeira caída com a
segunda também traz novos significados bem como adicionalmente as
demais, assim repetições de caídas tem significados especiais.
6. Algumas pessoas podem fazer mais do que 4 caídas, como eu disse
isso varia da técnica. O padrão de 4 caídas com o uso das 2
primeiras para o significa é um padrão que se aproxima de Ifá.
7. Por fim, a mediunidade do olhador pode adicionar informações.
Desta forma, como eu disse, o jogo de búzios é muito rico em
informações e detalhes.
No caso de Ifá a forma de consultar e bem diferente:
1. O Bàbáláwo
usando Ikin ou opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀) Ifá determina qual o Odù da
consulta. No caso do opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀) é apenas uma caída e o Odù é
desenhado, com Ikins é um processo bem mais lento.
2. O Odù que saiu é o que determina a mensagem principal do
oráculo. Além disso na análise é usado o Odù
inverso da consulta o Omo Iya.
3. Após determinar o Odù principal é determinado que se eles está
em Ire (positivo) ou Ibi (negativo). Essa determinação traz um novo
Odù. Essa determinação assim como as seguintes são feitas usando
o Ìbò, que é uma forma de interação do oráculo com o consulente
e que impede o Bàbáláwo
de direcionar a consulta. Existem Bàbáláwo
que não usam Ìbò.
4. É determinado, com novas caidas, qual é o tipo de Ire ou Ibi.
5. É determinado que traz ou quem salva esse Iré ou Ibi
6. É determinado qual é o ebó (Ẹbọ) e trabalho a ser
feito
Com isso tudo determinado o Bàbáláwo
inicia então a análise da consulta. Isso significa na prática que
o Bàbáláwo
fica trabalhando sozinho um bom tempo, para então falar com o
consulente.
O diálogo com o consulente pode seguir e caminhos. O tradicional
onde o Bàbáláwo
tem que contar histórias baseadas em versos, várias delas e depois
conversar para através da reação do consulente às histórias ele
ir convergindo para descobrir o problema do consulente. O Bàbáláwo
deve usar seu conhecimento sobre o Odù mas, principalmente, usar as
histórias para interagir com o consulente.
Modernamente, os Bàbáláwo,
principalmente da tradição cubana ou gente que aprendeu com eles
não usa as histórias, eles sabem os significados do Odù, que estão
documentados nos tratados, mas de forma às vezes falha, e dizem para
o consulente o seu problema baseado nesse conhecimento de
significado.
Além do Odù principal, o Bàbáláwo
pode usar mais 2 Odù na sua análise (3 Odù), mas, isso varia, em escolas
que podem indicar mais. Isso é real e eu considero um exagero, o Odù
principal é a mensagem primária de Órunmila
(Ọ̀rúnmìlà),
mas, enfim, como eu disse isso pode mudar.
Como os búzios, Ifá usa vários Odù para interpretar uma consulta,
entretanto, como pode ser observado, não é tão rico e interativo
como os búzios. Os métodos são organicamente diferentes.
Existe uma tradição de jogo de búzios por Odù que também usa
histórias, mas ela é muito rara. O normal é que o pessoal do
Candomblé, antes de Ifá, não entendia o que fazer com as
histórias.
Entre outras menores, a principal diferença entre os 2 oráculos deveria ser a forma de se chegar ao problema. Nos búzios várias sinalizações indicam os possíveis problemas e dessa forma o olhador já traz as questões para o consulente confirmar. Em Ifá os significados pré-determinados deveriam ter muito pouca relevância, ou melhor, menos importância, o importante tem que ser:
- A participação do consulente através do uso do Ìbò que impede que o Babalawo somente saiba de respostas junto como consulente. Eu considero o uso do Ìbò imperativo em uma consulta de Ifá e uma dos elementos de maior diferença com os Búzios, porque nos búzios o olhador te fala o que tem que fazer, por exemplo, sem chance do seu ori, seu anjo da guarda confirmar.
- A análise do problema do consulente a partir da interpretação conjunta das histórias. Interpretar histórias é um processo muito rico que impede que se tenha uma pré-determinação do problema, voc6e só chega ao problema real, junto com o consulente.
Entre outras menores, a principal diferença entre os 2 oráculos deveria ser a forma de se chegar ao problema. Nos búzios várias sinalizações indicam os possíveis problemas e dessa forma o olhador já traz as questões para o consulente confirmar. Em Ifá os significados pré-determinados deveriam ter muito pouca relevância, ou melhor, menos importância, o importante tem que ser:
- A participação do consulente através do uso do Ìbò que impede que o Babalawo somente saiba de respostas junto como consulente. Eu considero o uso do Ìbò imperativo em uma consulta de Ifá e uma dos elementos de maior diferença com os Búzios, porque nos búzios o olhador te fala o que tem que fazer, por exemplo, sem chance do seu ori, seu anjo da guarda confirmar.
- A análise do problema do consulente a partir da interpretação conjunta das histórias. Interpretar histórias é um processo muito rico que impede que se tenha uma pré-determinação do problema, voc6e só chega ao problema real, junto com o consulente.
Como podem ver, ambos oráculos usam múltiplas informações em uma
consulta, são estruturados em uma fase de análise e outra de
determinação dos ebós, mas fazem isso com métodos bem distintos.
É minha opinião que Ifá usando opele
(Ọ̀pẹ̀lẹ̀) é muito similar ao jogo de
búzios caso o Bàbáláwo
não se atenha a ortodoxia na consulta e queira na verdade ter
velocidade. Tem muita gente que se preocupa apenas em tirar o
trabalho a ser feito e encontrar o motivo principal da consulta sem
explorar mais minuciosamente as informações dos Odù.
Teste 2
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