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terça-feira, novembro 13, 2012

Odu a esposa de Orunmila

Odu a esposa de Orunmila

A mulher em Ifa - Parte 6



Estou publicando ou republicando em diferentes contextos, importantes textos de Ifá. Este aqui é um desses.

Fala sobre Odu a mítica esposa de Orunmila (Ọ̀rúnmìlà), cuja história justifica em Ifá as enormes restrições que tem as mulheres. Nas histórias de Ifá em nenhum momento, exceto com Oxun, Orunmila (Ọ̀rúnmìlà) tem a seu lado uma mulher como estudante. Em nenhum momento uma mulher surge como uma sacerdote.

Oxun foi a única que mereceu isto e estabeleceu dentro do culto de Ifá a forma como a mulher pode desempenhar sua função. Em textos anteriores isto já foi explicado. Sugiro consultar também o excelente texto sobre Eerindinlogun e Ifá (que esta dividido em 4 partes).

http://blog.orunmila-ifa.com.br/2012/05/o-jogo-de-buzios-e-ifa-parte-1.html

Mas, mesmo sendo um culto masculino, Ifá cuja finalidade é trazer o bom senso e a sabedoria às pessoas, ele mostra com esta história porque nele esta contida a base da religião. A maior fonte de axé de um Babalawo o seu principal assentamento é a representação da energia feminina, através de Odu.


Ifá não poderia representar o conhecimento da religião se fosse um culto mesquinho ou preconceituoso. Não o é e Odu representa isso.

Assim, apesar de Ifá não ser um culto de sacerdotes femininas, nele esta, sim, contido as principais mensagens desta religião. Ifá contêm e representa isso. Mas Ifá não tem nenhuma primazia e um sacerdote de Ifá não esta acima de qualquer outro desta religião.

Um Babalorixá (Orixá) e um Ojé (Egungun) igualmente representam elevadas hierarquias em seus cultos, todos distintos entre si. Não existe elemento de comparação.

Nos versos de Ifá estão uma grande fonte e exemplo dos dogmas e sabedoria desta religião, mas, não estão todos os dogmas ou todas a sabedoria. Uma coisa é o que Ifá armazena em seus versos, outra coisa é o papel que desempenham seus sacerdotes. Estes nem sempre entendem aquilo que deveriam transmitir.

Dentre as coisas relevantes que Ifá mostra é o equilíbrio. Aliás se alguém me pedisse para definir em 1 palavra apenas o que esta religião transmite para pessoa eu diria: Equilibrio. Esta é a palavra que define esta religião. Tudo o que se faz é para trazer ou reestabelecer o equilibrio.

Dessa maneira em um culto masculino com uma unica divindade masculina e sacerdotes masculinos, sua principal fonte de axé é o assentamento que tem origem em uma mulher, Odu a esposa de Orunmila (Ọ̀rúnmìlà)..

Mas vamos a história de Odu a mítica esposa de Ọ̀rúnmìlà.



Retirado de Orangun Meji da obra de Popoola.


Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí, também conhecido como Odù, era filha de Olówu Ṣàkoorogbále. A partir do momento que sua mãe passou a levar ela em seu ventre, ficou claro que Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí não era uma pessoa normal.

Quando ela nasceu, os eventos que aconteceram em torno dela e de todo o mundo confirmaram que ela não era um ser humano comum. Durante a cerimônia Ìkọsẹ̀dáyé, o Awo que estavam lá para realizar os ritos colocou ênfase no fato de que o bebê foi especialmente dotado de qualidades únicas e de poderes do orun. Ela não podia, e não deve ser casada com uma pessoa comum, quando ela crescesse para a sua maturidade.

Eles a chamaram de Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí , também conhecida como Odù.


Odù estava abaixo da média em beleza e aparência física. Ela era muito ciumenta das outras mulheres. Numa fase de sua vida, Odù só poderia ser encontrada no meio dos homens, como resultado de seu ciúme por seus colegas mulheres.


Todos aqueles ao seu redor estavam convencidos de que Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí era dotada de poderes espirituais extremamente elevados. Ela aplicou esses poderes para ajudar seu pai Olówu Ṣàkoorogbále para ter sucesso e tornar-se grande na vida. Outros homens que se aproximaram dela para serem ajudados foram igualmente assistidos.


Quando ela estava amadurecida o suficiente para ir para o mercado de casamentos, muitos homens, no entanto, a temiam. Eles sabiam que não podiam suportar sua proeza espiritual. Foi por isso que seu pai Olówu Ṣàkoorogbále se aproximou Ọ̀rúnmìlà para ele se casar com ela, em conformidade com a orientação de Ifá, durante sua Ìkọsẹ̀dáyé, que nenhum homem comum poderia se casar com ela.


Ọ̀rúnmìlà consultou Ifá e Ifá lhe deu o sinal verde para se casar com ela. Ifá no entanto advertiu que ele deve chamar esta mulher e pedir-lhe para ela lhe dizer que ela gostava e o que não gostava antes de ela entrar em sua casa.


Como resultado deste aviso de Ifá, Odù foi convidado pelo Ọ̀rúnmìlà para uma discussão um-para-um. Ela pediu a Ọ̀rúnmìlà para encontrá-la na casa de seu pai em uma data especificada. Quando se conheceram, ela prometeu a Ọ̀rúnmìlà que ela iria assisti-lo ao sucesso e grandeza. Ela disse que ninguém seria capaz de vencê-lo. Ela disse que nenhum dos seus companheiro Irúnmole seriam tão grande quanto ele. Ela disse que adorava ser paparicada, adorada e respeitada por seu futuro marido. Ela concluiu que ela não gostava de ser visto por outras mulheres - como uma questão de fato, ela nunca iria tolerar ser vista por qualquer mulher em terra. Ela colocou ênfase no fato de que qualquer mulher que se atrevesse a vê-la, encontraria com uma terrível consequência.


Quando ela disse isso, Ọ̀rúnmìlà disse-lhe que ele já estava casado com muitas mulheres, em consequência disso, ele teria de discutir isso com as suas outras mulheres antes que ele pudesse dar-lhe qualquer resposta sobre seus gostos e desgostos. Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí concordou com ele. Outra data foi fixada para uma nova rodada de discussão antes de Ọ̀rúnmìlà partir para sua casa.


Em casa, Ọ̀rúnmìlà convocou todas as suas mulheres e explicou-lhes o que tinha acabado de ser conversado entre ele e Odù. Disse-lhes que Odù foi intransigente sobre o aspecto de que nenhuma mulher deve vê-la. Pediu-lhes para dizer-lhe a sua opinião verdadeira e consciente de que se elas sentiram que poderiam acatar o pedido incomum de Odù, e se não, ele estaria disposto a não de casar com ela.


Todas as mulheres disseram Ọ̀rúnmìlà que não havia nada de espetacular com isso. Elas disseram que desde que a mulher não estava preparada para vê-las ou ser visto por elas, elas também não estavam prontos para vê-la. Elas pediram a Ọ̀rúnmìlà ir em frente e casar com Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí.



Quando Ọ̀rúnmìlà e Odù se encontraram novamente, ele disse a ela que não havia nenhum problema. Odù disse Orúnmlla voltar para casa e confirmar isso muito bem. Três vezes chamou Ọ̀rúnmìlà suas esposas para perguntar-lhes se elas estavam certas de que elas seriam capazes de lidar com Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí e três vezes todas elas disseram que não havia problema. Por este motivo, o casamento foi contraído.


Quando Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí mudou para a casa Ọ̀rúnmìlà, a ela foi dada uma sala no extremo da casa. Ela amava o arranjo e todas as outras mulheres adoraram também. Durante seis meses, eles viveram juntos sem problema.


Um dia, no entanto, uma das mulheres na casa de Ọ̀rúnmìlà chamou as outras mulheres e disse lhes que era um grande insulto para uma mulher, ter que se submeter a mais nova esposa desta maneira, pedindo-lhes para não a verem e e estabelecendo para elas, esposas mais antigas uma regra! Ela disse que ficou claro que essa mulher estava usando um truque sobre elas para que ela evitasse de participar das tarefas domésticas. Para adicionar pimenta a ofensa ela lembrou que eram elas que cozinhavam para ela, buscavam-lhe água, varriam a casa e lavavam a roupa para ela!

Ela alegou Ọ̀rúnmìlà fora enganado ao aceitar as regras da mulher. Ela acusou Ọ̀rúnmìlà de dançar as músicas para a mulher mais jovem. Como poderia Ọ̀rúnmìlà permitir que essa mulher mais nova ser capaz de ditar regras às pessoas mais antigas da casa? A situação deve ser tratada e corrigida!


Algumas das outras esposas admitiram que houve uma melhoria significativa em suas vidas no pouco período pouco que Odù entrou na casa. Eles sentiam que tal benefício deveria ser considerado antes de tomar qualquer decisão contra a mulher.



E daí? a outra mulher gritou. Foi isso o suficiente para ela ser a única a dar ordens na  casa? Ela deve ser colocada em seu devido lugar! ela declarou.

Uma delas sugeriu que elas deveriam enfrentar Ọ̀rúnmìlà e pedir-lhe para encontrar solução para o problema. Três outras mulheres disse que Ọ̀rúnmìlà não podia fazer nada porque sua cabeça estava permanentemente na axila da mulher. A mulher, Odù era quem controlava Ọ̀rúnmìlà. 

Se houvesse qualquer solução, ela deveria ser encontrados pelas mulheres. E, foi assim que todos elas concluíram que todas elas iriam conhecer a mulher, arrastando-a para fora do quarto dela e fazê-la a participar nas tarefas domésticas. Se ela era temida pelo seu marido, elas não tinham medo dela, todos elas assim concluíram.



Uma vez que  Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí estava vivendo na sala no extremo da casa, o lugar estava sempre escuro. Eles passaram a olhar para as luzes que acendiam para vê-la em seu quarto. Ela estava vivendo na escuridão desde que havia chegado nessa casa. A mais velha das esposa disse a todas as outras mulheres para trazerem as suas lâmpadas de seus quartos. Elas fizeram. Ela declarou que elas deveriam arrastar Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí fora naquele mesmo dia para expor a sua face. Sim! todos elas disseram em coro, e elas partiram.

Elas invadiram seu quarto com as suas lâmpadas e concentraram as lâmpadas em sua cara. O que elas viram foi indizível e indescritível. Naquele mesmo instante, todas elas desabaram, caíram mortas!



Quando Ọ̀rúnmìlà chegou em casa, ele sentiu algo terrível tinha acontecido, ele não conseguiu encontrar nenhuma das suas esposas. Ele chamou-as e não havia ninguém para responder. Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí não deixou seu quarto. Ọ̀rúnmìlà se moveu para dentro só para encontrar os corpos das mulheres empilhados uns sobre os outros na porta de Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí. Quando ele percebeu que elas estavam todas mortas, a dor tomou conta dele. Ele gritou e acusou Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí de introduzir agonia em sua casa, dizendo:

Oro, eu não entrei em aliança com você para a morte
Nem eu negociei para ter aflição
E eu não acordei com você que minha casa seria incendiada

Quando Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí ouviu isso, ela simplesmente respondeu assim:

É verdade que você não entrou em aliança comigo para a morte 
E que você não fez barganha para aflição
Mas você também não me disse que a luz seria levado a olhar na minha cara!

Foi assim que Ọ̀rúnmìlà soube que as mulheres de sua família foram as que trouxeram luzes para o quarto de Odu para olhar para seu rosto em desafio. Isso foi o que provocou-a para atacá-las.

As folhas de Ọ̀dundun são grossas ao toque
as folhas de Tẹ̀tẹ̀rẹ̀gùn são longos e grande na aparência 
Se você olhar para Adẹ́tẹ̀. As folhas do Cactus
E olhar para as folhas Ọ̀dundun
Eles se parecem exatamente o mesmo
Estas foram declarações de Ifá para Ọ̀rúnmìlà
Quando ele foi se casar com Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí
A descendência de Olówu Ṣàkoorogbále
Ele foi aconselhado a oferecer ebo
Ọ̀rúnmìlà começou a cantar e sua música se tornou uma canção de lamentação, ele disse:
Ọ̀rọ̀ mọ̀dímọ̀dí, eu não entrei em aliança com você para a morte
Nem eu negociei para ter aflição
E eu não acordei com você que minha casa seria incendiada
É verdade que você não entrou em aliança comigo para a morte 
E que você não fez barganha para aflição
Mas você também não me disse que a luz seria levado a olhar na minha cara!

Ifá diz que não importa o que aconteça nenhuma mulher deve ser autorizado a ver Odù ou possuir Odù. Foi Odù ela  mesma, uma mulher companheira, que decretara contra a ser visto por qualquer mulher. 


Finalizando, lembro que no Ifa cubano o assentamento de Odu é substituido por um chamado de Olofin. Nestes momentos é impossível não deixar de fazer alguns comentários sobre estas coisas.

A primeira coisa a dizer é que os Pataki no Ifá Cubano são as histórias que substituem os versos do Ifá Nigeriano. Os versos de Ifá possuem uma estrutura própria e uma forma de se escrever característica e é isso o que os torna versos. Quando contamos uma história ela é resultado da interpretação de um verso e pode assim ser enriquecida com diferentes detalhes por pessoas distintas. Esses versos refletem os dogmas e conhecimentos da religião.

Os Pataki sao histórias criadas pelos cubanos. Não vem da Nigéria ou de Ifá. Não refletem os versos e não tem equivalência. São criados para justificar suas teses e empre tem como personagens os Orixás, que são presença mais rara nos versos de Ifá nigeriano.. 

Nos versos de Ifá Olofin aparece apenas como um Rei. Em algumas histórias ele inclusive assume atitudes negativas e é punido por isso. os Cubanos criaram uma divindade maior em torno dele e este tratamento inexiste nos versos de Ifá. É como a figura de Oduduwa que os cubanos tratam como feminino e representado pelo negro e isso foi fruto apenas de um erro deles ao usar textos ruins escritos por pessoas que não entenderam a religião Yoruba. Verger explicou isso. Podem verificar no texto postado neste blog:


http://blog.orunmila-ifa.com.br/2011/09/grande-bobagem-sobre-o-mito-da-cabaca.html

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Muito esclarecedor Marcos!
    Durante muito tempo escutei besteiras por conta de patakis.
    Abraços

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  3. esquece os pataki, não vai aprender nada neles. Eles justificam coisas e não o contrário. O melhor do Ifá cubano esta justamente na parte interpretadam aquela lista meio confusa que diz o que o odu significa ou traz. Se for bem organizada e expurgada alguams repetições e coisas comerciais ela da orientações muito boas do que deve procurar entender.

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