Pesquisar este blog

sábado, fevereiro 12, 2022

POR QUE TANTOS DEUSES NÃO PODEMOS TER APENAS 1?

 

POR QUE TANTOS DEUSES NÃO PODEMOS TER APENAS 1?

(esta é uma versão reduzida do texto original, esta é a versão do vídeo no canal)


Existe mesmo no meio de pessoas que dizem que fazem parte dessa religião, sejam sacerdotes ou crentes, o entendimento de que existe nela um culto a diversos DEUSES.


As pessoas chamam Orixá (Òrìṣà) de deuses como se isso fosse uma originalidade, mas, isso, é uma falta de entendimento sobre esta religião e, principalmente, o que significa ter muitos deuses em uma religião. E é isso o que eu vou explicar aqui.


Tenho um vídeo longo no qual explico politeísmo isso em muitos detalhes e vou lembrar de colocar um card aqui para vocês acessarem


No canal tem várias playlist organizadas por tema, não deixe consultar os temas das playlist e também vocês podem sugerir temas para uma playlist e para um vídeo


Mas, Já endereçando a pergunta principal, de termos ou não muitos deuses: POR QUE É NECESSÁRIO SABER ISSO?


Por que isso faz toda a diferença na forma como você entende sua relação com o divino e com deus. Se você não compreende como é o divino com o qual vai se relacionar, você vai se perder em meio a dogmas, práticas e rituais sem fim e sem razão. Você vai direcionar seus esforços e tempo para práticas desnecessários e crendices inúteis, porque acredita que têm que atender ou cultuar um monte de deuses e se faltar com algum será penalizada.


Além disso, esse assunto faz parte da sua relação em sociedade com as pessoas que convivem em torno de você. Ninguém é uma ilha e é sim importante as pessoas entenderem suas crenças assim como você entende as delas. Principalmente na sua relação com as pessoas que não respeitam a sua crença religiosa. Repito, você não pode ser uma bolha isolada do mundo.


Mas, voltando ao tema, não é verdade que essa religião cultue vários DEUSES. Nesta religião nós cultuamos apenas 1 deus.


Se você tiver um pouco de interesse em conhecer esta religião vai ver que ela é bastante normal, bastante simples, bastante devocional e não é baseada em fetichismo e animismo.


Antes de seguir um pequeno alerta todos, esse canal fala da teologia Ifá e do culto de Orixá (Òrìṣà) representado pela tradição religiosa do Candomblé. Existem outras tradições religiosas da chamada matriz afro-brasileira e nem todas elas estão ligadas a Orixá (Òrìṣà) e a esta teologia que eu estou comentando. Este é um tama complexo e se você quiser entender mais sobre tradições religiosas veja esse vídeo no Card.


Lembro, também, a todos que o correto é falar religião de matriz afro-brasileira. Esse termo “matriz africana” é incorreto, matriz implica em 2 dimensões que se encontram e unem. Assim a matriz é afro-brasileira.



Nesta religião – Candomblé e Ifá – não temos muitos deuses. Lamento decepcionar que pensa diferente.


Na verdade, nós só temos 1 deus, o maior, Olódùmarè, o deus criador de tudo, o único que tem a capacidade de gerar vida e o único que sustenta toda a existência no mundo. Isso, hoje, é um conceito simples e consolidado. Tenho longos textos no Blog explicando isso em detalhes.


Nesta religião este deus superior, Olódùmarè criou outras divindades, chamadas de inrumolé (Irúnmọlẹ̀) e os inrumolé (Irúnmọlẹ̀) existem como suas extensões na relação de deus com a humanidade. Os Orixá (Òrìṣà), por sua vez, são um tipo particular de inrumolé (Irúnmọlẹ̀), eles são diretamente ligados as pessoas.


A teogonia desta religião não é baseada em princípios como o que os deuses que casam entre sí e geram novos deuses, por nascimento. Não existe em Ifá qualquer verso que comprove esta versão ou afirmação, o que existe em Ifá é que Olódùmarè criou os inrumolé (Irúnmọlẹ̀) e estes dependem dele.


Já sei, vocês vão falar que maluco ou idiota e que todo mundo sabe que Orixá (Òrìṣà) é filho de outro Orixá (Òrìṣà). Pois é, mas isso não está em Ifá.



Todas as divindades existentes nesta religião e citadas por Ifá, os inrumolé (Irúnmọlẹ̀), estão ligados a relação de deus, Olódùmarè, com as pessoas. Não existem inrumolé (Irúnmọlẹ̀), ou seja divindades, ligadas a sustentação da natureza ou ligadas a qualquer coisa que não diga respeito as pessoas.


A única divindade ligada a sustentação básica da vida no mundo é o próprio deus superior, Olódùmarè.


O Orixá (Òrìṣà) é um inrumolé (Irúnmọlẹ̀) designado para estar ligado as pessoas pelo nascimento e não por devoção. Eles ligam as pessoas a poderes de Olódùmarè sendo assim um elemento-chave na relação de nós com deus. Os demais inrumolé (Irúnmọlẹ̀) que não são Orixá (Òrìṣà), Órunmila (Ọ̀rúnmìlà) por exemplo, estão ligados a relação de deus com o nosso ciclo de vida como um todo.


Partindo de explicações documentadas pelo conteúdo dos versos de Ifá, é importante que vocês entendam que não é possível classificar os Orixá (Òrìṣà) como deuses. Eles são divindades originadas de Olódùmarè e dependentes dele e, desta forma, não são deuses autônomos. Além disso, não podemos ter deuses dependentes de outro deus. Ou são deuses ou não. Se quer me contestar procure primeiro conhecer as religiões politeistas (gregos, romanos, egípcios)


Orixá (Òrìṣà) não são deuses. Não repita isso, não é engraçadinho, é ruim.



A origem da expressão deuses vem do politeísmo greco, onde haviam deuses (divindades maiores) que competiam entre si pelo controle do mundo, na verdade pelo controle das forças naturais do mundo, dos sentimentos e que eram, de alguma forma, liderados por Zeus, que não era um deus superior e que podia ser contrariado, combatido e até superado, tudo era uma questão de força e poder. A teogonia greco-romana é muito distinta do que tratamos hoje nas religiões, esse modelo já foi amplamente superado.


Se você quiser entender melhor esse assunto de DEUSES leia o poema “Teogonia” do Grego Hesíodo. O politeísmo tem seu charme.


A atribuição da expressão Deuses, para nós é inadequada porque, deuses não diz respeito a quantidade de divindades e sim da qualidade da relação entre elas.


Deuses implica em independência e autonomia, ausência de soberania e não é isso o que ocorre nesta religião e nas demais religiões do mundo atual, que mesmo tendo várias divindades essas não são deuses.


Quando você tem deuses você não tem um deus superior. Todos são igualmente deuses, uns mais fortes ou mais influentes, mas são todos deuses e dividem o poder.


O que essa discussão teórica muda para você? Simples, se você tem diversos deuses que dividem poderes você passa sua vida cultuando todos ou diversos deles, porque cada um pode interferir de forma diferente em sua vida.

Essa estrutura não é só uma questão de entendimento teológico, ela muda toda a prática religiosa de se relacionar com o divino.


Com múltiplos deuses advém a necessidade de múltiplos cultos. Na prática você vai se perder em devoções. Assim se você não entende como esta religião é, você facilmente se perderá em complexidades artificiais criadas por pessoas que pretendem vender facilidades, favores dos deuses. Você estará em um ciclo doido de ritos sem fim e falta de entendimento do que realmente você faz de certo ou errado. Você vai buscar ou cair em explicações artificiais de problemas e estará mais preocupado em gastar dinheiro mais em ritos do que em refletir sobre você mesma.


Se você têm 1 deus, as demais divindades são uma forma de você recorrer a ele ou dele, esse deus o suportar e interferir na sua vida. Ou seja, isso muda tudo.


A religião não é uma estrutura criada para o culto a divindades. Entendam isso. Deus e os Orixá (Òrìṣà) não precisam de rezas e oferendas, não precisam ser bajulados e adorados.


A religião é uma estrutura criada por deus, sempre pelo próprio deus, para te oferecer um caminho de orientação e entendimento sobre você, sua vida e sobre a vida em sociedade. Também é uma estrutura que o ensina como recorrer ao supernatural, ao próprio deus, para obter ajuda e explicar a você quais as condições em que essa ajuda poderá ocorrer e em que medida ocorrerá.


A religião é uma estrutura de apoio a sua vida e não ao contrário. Você é o foco da religião e não deus. Essa é a grande distinção que deve ser feita. O homem é o centro da religião.


Entenderam porque faz absoluta diferença entender qual é o real modelo metafísico da sua religião? E que não se trata de uma discussão filosófica?


Essa questão de não termos deuses no Candomblé é entendida até mesmo por teólogos católicos. O padre paulo ricardo, que eu sempre cito aqui no canal, fez ha muitos anos atrás um vídeo sobre o Candomblé no qual ele reconhece claramente o modelo religioso correto.


Mas, qualquer pessoa que entenda um mínimo de teologia, tipo teologia de jardim de infância, reconhece que nesta religião temos um deus superior, a religião não é politeísta e os orixás não representam deuses menores.


Se os Orixá (Òrìṣà) não são deuses, então o que eles são?


Eles são manifestações teândricas de deus.


O que isso significa? - teândrico – palavra que eu canso de repetir aqui



Teândrico significa a manifestação humanizada de deus. Os Orixá (Òrìṣà),conforme está no Odù estrutural oxé (Ọ̀ṣẹ́) Òtúwá vem até nós um uma forma humanizada de modo que possamos nos identificar com ele e nos entendermos com ele através da humanidade de deus.


O que eu vou falar agora vai chocar a todo mundo:


Os Orixá (Òrìṣà) estão para nós assim como Jesus está para os católicos, jesus e os Orixá (Òrìṣà) são o mesmo tipo de manifestação de deus junto a humanidade, são equivalentes.


Não fique chocado com isso, deixe os católicos ficarem chocados. Você se acostumou a ver Jesus com uma importância maior do que deveria e existe muita gente nessa religião que acha que Jesus está acima dos Orixá (Òrìṣà). Mas eles são a mesma coisa.


As religiões são criações de deus e em cada religião deus construiu uma teogonia da forma mais adequada como, ele deus, compreendeu que as pessoas entenderiam sua mensagem. Ele fez isso de formas distintas no mundo todo.


Jesus faz parte da teogonia católica. Não existe dúvida que o catolicismo foi uma criação de deus e nesse modelo de comunicação com as pessoas, no modelo católico, eles dizem que deus escolheu ter para esta relação com eles, 1 divindade, Jesus.



Contudo o catolicismo é uma sequência da religião judaica e os judeus têm entendimentos diferente de sua teogonia. Os Judeus, povo onde essa religião nasceu, tem outra teogonia, com outros Jesuses e não reconhecem Jesus da forma como os católicos o entendem.


O catolicismo apesar de ser originado 100% no judaísmo é outra religião, eu não vejo muito sentido no catolicismo manter em seu Cânon, sua bíblia, os livros judaicos da chamada tanakh, visto que aquela visão de deus dos judeus, não tem nada a ver com a visão de deus estabelecida por Jesus. São 2 deuses diferentes, o dos judeus e o dos católicos.


Eu poderia avançar muito nesta discussão aqui, mas vou ficar só até esse ponto neste vídeo.


Enfim, não temos muitos deuses, temos 1 só deus.


Os Orixá (Òrìṣà) são o próprio deus junto de nós, não são sub-deuses. Os Orixá (Òrìṣà) são a forma como deus se faz representar junto a nós.


Os católicos acham que falam com deus, eles rezam a deus e a resposta é: o silêncio.


Apesar de acharem que devem rezar a deus, as igrejas estão cheias de santos e eles rezam de fato para os anjos, santos e a virgem maria. Rezam e fazem novenas e promessas. Até onde me lembro todo mundo tem seu santo de devoção, acho difícil um católico que não está ligado a um ou mais santos e santos eram pessoas.


Na nossa religião, nós cremos no mesmo deus que todos creem, mas esse deus, nesta religião, escolheu uma outra forma de se comunicar e se fazer entendido pelas pessoas, no seu objetivo primário de fazer as pessoas melhores e fazer um mundo melhor.


Nossa religião nos diz que deus nos ama de verdade. Deus não é raivoso, mau humorado, mesquinho e genocida como está nos livros do velho testamento. Deus na visão desta religião, nos transmite uma mensagem de que ele dá todo o suporte para a nossa vida aqui e que cuida de nós ativamente.


Eu não estou inventando palavras, não estou inventando interpretações e dogmas como os católicos fazem nos concílios. Estou falando o que está nos versos de Ifá.


Não preciso inventar nada.


Desta maneira nós falamos com deus através dos Orixá (Òrìṣà). Nós rezamos a deus através dos Orixá (Òrìṣà). E mais importante, deus responde a nós, se comunica com a gente através dos Orixá (Òrìṣà).


Os Orixá (Òrìṣà) são deus e não deuses.




Nós não ficamos orando ao vazio. Nós temos a oportunidade de ver nossas preces manifestarem. Não precisamos fazer nenhum grande esforço para crer em deus.


Da mesma forma como nós rezamos a deus através dos Orixá (Òrìṣà), os orixá se manifestam para nós, na nossa frente, transmitindo as bençãos de deus e nos mostrando que deus existe de fato, ele nos ouve e responde a nós.


Nós vemos deus ali, sempre na nossa frente se comunicando e nos abençoando.


Eles, os católicos, por sua vez, acreditam que falam todo dia com deus, mas, deus não responde e nunca respondeu, não estou inventando, é o que está no cânon deles, deus falava apenas com os profetas que ele escolhia e foram muitos profetas, Jesus era um desses, similar aos anteriores.


Nós não temos essa pretensão de falar diretamente com deus, a religião não nos direciona ao deus superior, nos direciona a nos relacionar com deus através dos Orixá (Òrìṣà), uma relação bilateral. Foi assim que nesta religião deus orientou o seu culto.



Os católicos, como eu disse, têm outra visão e não se incomode ou se preocupe com essa visão deles. Entenda a sua visão, a nossa visão, esta que você escolheu nessa religião. O mais importante é acreditar em deus.


Nós temos uma fé prática e divinamente humana, uma fé que nos acompanha no dia a dia. Eles se recolhem em silêncio nas igrejas.


O que esta envolvido aqui não é fé e sim a visão humana da prática religiosa. As pessoas não estão preocupadas com deus e sim em comparar a forma como umas procedem em relação a outras. É apenas isso que está envolvido nessa questão de 1 deus e de criminalização de divindades.


Não existe objetivo nesta fala em criticar os católicos ou judeus, eu apenas usei-os como referência, afinal eles são a religião dominante. Só que essa questão de 1 deus ou de vários deuses é apenas uma derivação humana deste tema.


Por tudo o que eu disse aqui, não repita essa fala de que temos muitos deuses, isso só prejudica o que a gente faz, desvaloriza a nossa prática e diminui a nossa representatividade.


Eu vou encerrar por aqui, porque já cheguei no meu ponto, como já disse teria muita coisa para tratar e ainda vou falar como animismo, fetichismo, imagens e sacerdócio, mas, fica para outros vídeos.



Vou encerrar com a fala final:


Não temos muitos deuses, temos apenas 1 o mesmo deus de todos, o mesmo deus que criou e mantêm tudo. Mas na nossa religião, deus se humaniza através dos Orixá (Òrìṣà), que não são deuses, são uma visão humana do próprio deus.


Esta não é uma religião que tem imagens, ídolos, fetiches e animismos. Católicos e umbandistas tem imagens. Fetiches e animismos pertencem a humanidade desde que ela existe e esta religião não é baseada em fetiches.


Deus fala com todas as pessoas do mundo. Ele escolhe a melhor forma para cada povo. Quem respeita deus de fato, não fica preocupado em dizer que só ele fala com deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário