Pesquisar este blog

sábado, novembro 30, 2019

O que você precisa saber sobre oráculos e Odù

O que você precisa saber sobre oráculos e Odù

Eu observo que algumas pessoas acham que Odù vai resolver sua vida ou que o oráculo de Ifá com Odù, ou mesmo um jogo de búzios com Odù sejam coisas superiores. Para essas opiniões temos que voltar um pouco atrás, um passo atrás e entender qual a finalidade de um Oráculo.

Tenho publicado textos com esse objetivo e vou republicá-los juntos, atualizando o conteúdo, mas explicações sempre são úteis.

A primeira coisa que eu devo lembrar a todos é, por que vocês devem ir a um oráculo?

Todos eles, os Oráculos, de forma igual tem a mesma finalidade, que é a de permitir que você conheça a você mesma. Oráculos são instrumentos de auto-conhecimento. Através de um oráculo você ouve uma avaliação de coisas positivas e negativas do que você faz e que influenciam sua vida e a maior terapia que um oráculo pode te trazer é isso, uma avaliação de sua vida e seus atos.

Oráculos olham para o presente, principalmente e, também, colocam um pequeno foco no seu passado, quando possível, para amarrar isso a questões do presente. Oráculos não olham para o futuro, se alguém diz que prevê o seu futuro com um oráculo ela está exagerando ou mentindo. Seria muito, mas muito fácil na vida de todos se um oráculo previsse o futuro.

Assim você vai a um oráculo quando precisa entender o que está ocorrendo com você hoje, o que está errado. O oráculo é como um espelho que fala com você, ele reflete você mesmo e adiciona umas explicações.

Dessa maneira, repito, um oráculo é para falar de você hoje!

O resultado de um oráculo, na sua vida, depende então da sua intenção em rever seus atos.

Claro que podem mostrar influências negativas em sua vida, influências externas e te ajudar a isolar esse problema. Mas, 90% dos problemas que um oráculo pode ter ajudar a resolver são os problemas que nascem da sua própria mão.

Esta é certamente a grande dificuldade das pessoas com oráculos, elas querem que ele resolva os problemas, mas, a maior parte deles, é você mesmo que tem que resolver.
O melhor oráculo é o que te da mais informações. Um bom oráculo é aquele que você pode perguntar as coisas e receber respostas e explicações, um diálogo sempre é o melhor formato. Assim conversar com guias de umbanda seria, a meu ver o melhor formato de consultar um oráculo.

Vocês podem achar um absurdo eu como Babalawo falar isso, mas, é a realidade. O melhor Oráculo seria um que você pode conversar e evoluir a conversa com ele, simples e objetivo. O que normalmente se faz é uma simplificação disso, você conversa com o olhador e não com o oráculo.

Contudo nem tudo é fácil, você depende da qualidade do olhador do oráculo, da casa, do médium, etc.. A qualidade da pessoa que você consulta é preponderante no resultado, porque isso influencia tudo e esta é a explicação de porque tem oráculos bons e ruins.

Eu citei o uso da Umbanda, mas, mesmo lá a qualidade é muito irregular e depende diretamente da casa e do médium.

O supernatural opera com regras bem distintas, assim tem pessoas que dão nomes e detalhes sobre o que você pergunta, outras não, te dão melhores orientações. Os oráculos são diferentes como instrumentos e não são nem uniformes e nem homogêneos.

Cartas, búzios, guias, Ifá e sei lá mais o que, todos, são bons. Alguns são melhores para certo tipo de informação e consulta, com o tempo você entende isso, mas, todos dependem diretamente de uma coisa, do olhador. Um bom olhador tem um bom oráculo.

Ifá não é sinônimo de qualidade.

Assim, em função do que você quer saber procure o oráculo certo, mas, entenda isso, o que qualquer desse oráculos pode te dar de melhor é conhecer a você mesmo.

O oráculo de Ifá é baseado uma coisa chamada Odù. Tenho texto explicando isso aqui, o que é o Odù.

Mas, aqui estou simplificando tudo, Odù não é a chave para resolver a vida de ninguém, é um instrumento do oráculo de Ifá, que só opera com esse elemento, o Tarot por exemplo trabalho com arcanos, não? Os búzios com Orixá (Òrìṣà), cada um deles com uma coisa.
Se tem um problema na sua vida ou com você um oráculo baseado em Odù vai te ajudar como todos só demais e o mais importante é você se auto-avaliar e mais ainda ter senso crítico a seu respeito.

O oráculo de Ifá, operado por uma pessoa com conhecimento do oráculo, da religião e experiência de vida sim vai ter orientar. Mas, o mesmo oráculo, operado por esses garotos imberbes pouco vai te ajudar, porque uma pessoa que não viveu, que não tem experiência de vida, que não teve sucessos e insucessos, que não tem inteligência real e inteligência emocional, pouco vai poder adicionar à sua vida e sempre terá interpretações restritas e uma conversa rasa.

Lembre-se, como eu disse, você conversa com o olhador, com o Babalawo e não com o oráculo diretamente, você depende 100% do que aquela pessoa na sua frente fala e como ela fala.

Se ele é um pessoa capaz, ótimo, se é apenas alguém que decorou tratados e que não consegue resolver os problemas da vida dele, o que isso adianta para você?

O oráculo de Ifá é um instrumento muito bom, eu acredito muito nisso, existe um potencial muito grande. Pessoas que usam outros oráculos podem discordar, mas, eu conheço vários e Ifá tem o seu diferencial, quando bem usado, pode analisar mas profundamente a vida da pessoa, mas, isso, somente de bem usado por alguém com conhecimento e experiência de vida, não é para garotos ou idiotas bricarem.

Odù não tem nada de especial, o oráculo de Ifá é baseado em Odù, o que é importante e relevante é o oráculo como um todo e não um pedaço dele, o Odù. Na mão de um idiota não terá utilidade nenhum. 

Já vi a situação de uma pessoa com problemas sérios procurar a Umbanda e uns 3 guais falarem a mesma coisa para ele: que o problema dele eles não iam resolver, era uma coisa mais funda ligada a alma e a vida dele e que ele deveria me procurar, procurar a Ifá.

Além disso Ifá resolve bem as coisas com tempo, quanto mais tempo mais ele resolve, ou seja não é para resolver coisas para amanhã. Você conserta a sua vida e isso não de uma hora para outra. Se quer rapidez vá a um jogo de búzios.

Repito, o mais importante é que todos os oráculos refletem sua vida, você tem que ter auto-crítica.

O que quero dizer, para finalizar, que você não vai a um oráculo pelos ebós para fazer depois, você vai para entender onde erra, oráculo é um espelho. Se você vai atrás de fórmulas mágicas de problemas certamente encontrará alguém para enganá-lo.

Vá a Ifá pelas palavras, para entender você e o que faz de certo e errado. 

Os ebós são complementos, menos importantes.

Mas, como já disse aqui: Não aceite assentamentos e muito menos iniciações, você está sendo enganado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário