Pesquisar este blog

terça-feira, maio 05, 2015

Livros sobre Ifá

Livros sobre Ifá

Muitos querem aprender Ifá ou sobre Ifá. São duas coisas bem diferentes.

Eu posso dizer que a primeira coisa é bem mais difícil, a segunda mais fácil. Aprender Ifá significa entender o que é Ifá ou o que faz um Bàbáláwo. Eu vou explicar essas duas coisas em próximos textos para desmistificar o assunto entre os interessados.


Já aprender sobre Ifá é entender a religião Yoruba e as propostas desta religião para a nossa vida. Ifá é religião, é um culto que faz parte de uma religião. O objetivo desse culto é o oráculo, a comunicação entre nós e deus para orientar nossa vida e nosso sucesso da nossa vida.

Na busca de conhecimento sobre Ifá você vai passar por 2 aspectos. O primeiro é compreender a cosmogonia, teogonia, teologia e teodicéia que envolvem a religião Yoruba, ou seja, aprender a religião para poder ser um representante desta religião junto às pessoas. A segunda é entender os elementos teológicos da prática do culto de Ifá.

O que diferencia muito Ifá, o culto do oráculo, do Culto de de Orixá, o culto à vida das pessoas, é que Ifá além de liturgias e técnicas também tem um corpo literário para basear suas propostas, ensinamentos e informações.

Os livro que vou apresentar à seguir não são uma lista muito extensa, mas contém excelentes informações para que você possa entrar nesse mundo.

Algumas pessoas que leem o Blog comentam para mim que acham muito difícil alguns temas, que entendem alguma coisa, etc. Eu me esforço para ser inteligível, aliás me esforço em 2 objetivos. O primeiro é ser claro, objetívo e inteligível. O segundo é apenas publicar informação de qualidade, conteúdo decente.

Os livros a seguir vão permitir você aprender sobre Ifá. Eles também, como o meu BLOG, não tem uma abordagem didática sequencial, eles tem valores intrínsecos por aspectos diversos que eu explicarei. Esse é o grande problema de se aprender lendo livros sobre um tema. Você tem que desprender um grande esforço lendo, entendendo, juntando e pensando sobre o que leu. Você vai adquirindo peças de um quebra cabeça. A cada livro você acha mais algumas e cabe a você ir montando esse quebra-cabeça.


Algumas pessoas montam o quebra cabeça mais rápido ou melhor do que outras. Dessa forma, ler a mesma literatura não faz 2 pessoas equivalentes em conhecimento, tudo vai depender de como cada uma entender e processa o que aprendeu, lembrando que coisas se repetem entre livros e você tem que caçar o conhecimento novo.

Contudo, podem acreditar que esta é a seleção mais decente de livros sobre Ifá que vocês vão encontrar. Eu compro sistematicamente livros sobre o tema, me arrependo de muitos. Esses ai valem o dinheiro investido.

Infelizmente não temos opções decentes em Português. Você não encontra nem para os versos de Ifá. Eu tenho os livros em português que existem sobre Ifá, os de edições públicas e dos autores, se não estão ai é porque não vale a pena.

Alerto que quem quer aprender Ifá deve esquecer os livros cubanos que são sobre tratados. Já falei aqui sobre a inutilidade de aprender sobre Ifá lendo tratado. Além disso, depois de comprar vários livros, não encontrei nada que valesse a pena ter.


Ifá O orixá do destino – Ivan H. Costa – Português – Editora Icone


Certamente o melhor livro sobre Ifá em português que vocês vão encontrar. Não está mais sendo editado e só vão encontrar em sebos.

Ele aborda várias coisas de Ifá, de história a técnicas de leitura de Odù. Nesse ponto ele é bastante heterogêneo, porque mistura conhecimento com técnica. As duas coisas dele são muito boas. Não esgota o assunto mas te dá uma boa visão geral, leia com atenção.

Eu iniciaria por esse livro.



Yorùbá Theology and Tradition – The worship – Ayo Salami – Inglês – edição do autor

Outra pérola. Em língua inglesa é o livro que eu recomendo para primeira leitura. A aquisição não é fácil, vocês devem procurar o autor.

Muito bom. Ele fala de Ifá e de religião Yorùbá. Passa por conceitos importantes da religião, fala de orixás e outras divindades (sob o ponto de vista africano), fala sobre Ifá através de versos - como deve ser feito.O livro tem muita informação, deve ser lido bem devagar e estudado. 


Não deixe de ter esse livro.


Ifá an exposition of Ifá literary corpus – Wande abimbola – Inglês – Athelia Henrietta

É um clássico. Abimbolá não é bom no ensino de técnicas de Ifá, essa não é a preocupação dele, mas, os livros dele contêm uma das melhores seleções de versos de Ifá. Nos livros dele a gente começa a entender os versos e seus significados. Ele explica religião através dos versos.

O livro explica o formato dos versos, como devemos ler e interpretar, como reconhecer bons versos e passa pelos temas mais importantes da religião através de versos. Esse livro não pode faltar a um Bàbáláwo.



Ifá the key to its understanding – Fasina Falade – Inglês – Ara Ifá Publishing

É um belo livro, com páginas de boa gramatura e capa dura. Ensina Ifá através dos versos. O livro aborda elementos de ifá, liturgias e conceitos usando a tradicional abordagem de mostrar o conhecimento em versos.


É um livro grosso, com algumas partes longas e até chatas, mas são importantes. Ele fala sobre Ifá através de versos e na metade final ensina a técnica do ebó riru. Foi bastante interessante isso.

Mais uma vez, é um livro para se ler devagar. O 
Bàbáláwo tem que ter esse livro.


Ifá Divination – William Bascom – Inglês – Indiana University Press


Outro clássico. Muitos versos, mas, descolados das explicações. Diferente dos anteriores ele não associa as explicações aos versos. Ele explica as coisas de depois tem uma coleção de versos.

O Bascom é talvez o livro mais conhecido de todos. Ele é bom. Não é o melhor mas, sem dúvida, é muito bom.


The Healing Power of Sacrifice – Chief Priest Yemi Elebuibon – Inglês – Athelia Henrietta


É um livro pequeno, mas, muito bom. Infelizmente o autor é muito econômico nas explicações, mas, tem uma boa cobertura de temas, explicações de qualidade e versos.
Não pode faltar ao Bàbáláwo. Tem versos importantes para liturgias.

É um livro curioso porque fala um pouco de assuntos selecionados mas tudo o que fala é de boa qualidade.

Eu recomendo que encontrem e comprem. Não sei se vai ser fácil.


Ifism The complete Work of Orunmila – Osamaro Ibie – Inglês – Athelia Henrietta

Este livro fala sobre os 16 Odù Meji. Contudo traz no início explicações sobre a religião que são muito boas. Eu gosto muito dos livros do Ibie, tenho todos os publicados e são um conteúdo importante no entendimento da religião. É uma das minhas coleções preferidas.


A edição é belíssima, com capa dura e folhas de boa gramatura. Ibie foi reverendo antes de voltar a África e escrever sobre Ifá, ele conta a história dele no livro. Alguns torcem o nariz sobre isso mas eu gosto muito do livro.

Existe uma gênese da religião. Uma história muito interessante e que eu não conhecia. Como não vi mais ninguém contar a mesma história guardei essa versão para mim, contudo o Luiz Marins citou a mesma história transcrita na revista Odù creio. 


A recitation of Ifá, Oracle of the Yorùbá – Judith Gleason – Inglês – Grossman Publishers


Bom, nem todo muito gosta da Judith. Ela tem uma abordagem bem analítica do tema, meio matemática, mas, esse livro é bom. Não é excelente, mas tem alguns conhecimentos importantes sobre a estrutura dos Odù.


Eu vejo valor no conhecimento que ela traz e na sua abordagem, nos faz ver os Odù e sua forma de se representar de uma maneira estruturada.

Como em todo livro você deve saber que cada um tem alguma coisa importante para você. Todos tem um conhecimento bom e relevante em algum lugar. A gente tem que saber pescar isso.


Sixteen Great Poems of Ifá – Wande Abimbola – Inglês – Unesco


Mais um clássico, eu diria que é um senhor clássico. São 16 poemas longos sobre temas escolhidos, foi o livro precursor do outro livro indicado nesta lista dele. Os versos são imperdíveis, se você conseguir comprar, compre.



Oráculos Yoruba: dos búzios ao Obi - Marcos Arino - Portugues - Kindle store

É o meu livro. Tenho outros para fazer, alguns já quase prontos mas não é fácil, trabalhar, cuidar da família, ser babalawo e escrever um blog.

Este livro é fruto de anos de pesquisa a prática, explica claramente a utilização de oráculos auxiliares a Ifá e que são importantíssimos no dia a dia. Recomendo ser lido. Existem alguns livros sobre Obì, apenas um deles bom como o meu. Mas o meu aborda mais temas. Claro que antes de fazer esse livro eu consultei os demais, não copiei nada, os textos são todos originais.

Estou indicando porque de fato é um livro de qualidade sobre o tema e um Babalawo ou mesmo Babalorixá não podem deixar de saber usar bem esses oráculos.


The Diloggun: The Orishas, Proverbs, Sacrifices, and Prohibitions of Cuban Santeria - Ocha ni lele - Inglês

É um livro sobre búzios e escrito por um cubano. As pessoas podem torcer o nariz para essas duas coisas, mas, tudo tem exceção, este é uma delas.

Excelente livro para entender a técnica de jogo de Ifá. O autor fala sobre a técnica para se usar búzios, mas, se você trocar os búzios pelo Opele você aprende a usar o Opele. A técnica esta correta e bem descrita, você vai entender como se usa o oráculo de Ifá. 

O livro é uma bela edição, formato grande e capa dura. Contém uma relação de versos simplificada e voltada para o uso dos búzios, mas que é equivalente a Ifá. O livro é muito bom. Foi o melhor livro sobre búzios que eu encontrei e que me permitiu entrar no mundo de Ifá em função do autor usar a mesma técnica de Ifá para os búzios. É um dos poucos livros desta lista que te ensinam Ifá.... 




Esta é a lista.

Não se decepcionem com o tamanho reduzido, tenho todos ou quase todos os livros de Ifá. Esses são os que valem o seu dinheiro. Você vai aprender mais gastando menos. Se não esta nesta lista é porque não vale o dinheiro. Existem livros ruins de fato, mas tem outros que você consegue pegar alguma coisa, o problema é o quanto se paga ou o quanto se tem que ler para pegar pouca informação. Esses ai tem excelente relação custo x tempo x conhecimento.

Ler livros não vai revelar nenhum segredo ou te tornar um Babalawo. Vai ter fazer certamente um Babalawo melhor. O que é Ifá e o que é necessário para se tornar um Babalawo eu vou abordar em futuros textos.

Existem outras 2 listas que vocês devem ter. A primeira é a de livro sobre a religião Yorùbá. Você tem que aprender a religião para poder saber Ifá. A segunda é a lista de livros sobre Orixá. É importante aprender orixá para não se perder. Estarei publicando essas listas. Tem uma terceira lista bem pequena que é onde você pode encontrar os versos de Ifá. Quem sabe eu publico essa também, vou pensar nisso.


3 comentários:

  1. Boa tarde babá o livro do senhor e físico ou um eBook deste já agradeço

    ResponderExcluir
  2. Meu livro é um eBook e está na Amazom.com ou Amazon.com.br

    recomendo ler com o Kindle

    ResponderExcluir
  3. Proveitosa leitura. Estou fazendo pesquisa. Excelentes explicações!

    ResponderExcluir