Pesquisar este blog

sábado, dezembro 04, 2021

LIVROS SOBRE IFÁ

 

LIVROS SOBRE IFÁ


Muitos querem aprender Ifá ou sobre Ifá.

Eu posso dizer que a primeira coisa é bem mais difícil, a segunda mais fácil. Aprender Ifá significa entender o que é Ifá ou o que faz um Bàbáláwo. Eu vou explicar essas duas coisas em próximos textos.

Algumas pessoas que leem o Blog comentam para mim que acham muito difícil alguns temas, que entendem alguma coisa, etc. Eu me esforço para ser inteligível, aliás me esforço em 2 objetivos. O primeiro é ser claro, objetívo e inteligível. O segundo é apenas publicar informação de qualidade, conteúdo decente.

De fato, alguns temas são mais difíceis para algumas pessoas mas vocês devem considerar que um BLOG não é um curso, não em um objetivo didático. Eu escrevo sobre temas que despertam o meu interesse, temas que eu acho importante de serem tratados e procuro criar uma sequência nisso. Nem sempre dá para ser didático ou 100% acessível, afinal, tem assuntos que eu quero falar sobre.

Mas vamos a um desses pontos de interesse comum que é a literatura sobre Ifá. Os livros a seguir vão permitir você aprender sobre Ifá. Eles também, como o meu BLOG, não tem uma abordagem didática sequencial, eles tem valor por aspectos diversos que eu explicarei. Contudo, podem acreditar que esta é a seleção mais decente de livros sobre Ifá que vocês vão encontrar.

Volta a alertar, os livros vão te entender a compreender a teologia e Ifá, mas não te farão nenhum Bàbáláwo.

Alerto que quem quer aprender Ifá deve esquecer os livros cubanos. Não tem nada que preste. Outra coisa os cubanos têm um mesmo texto base que todo mundo apenas repete e republica. Eles têm apenas tratados e tudo é o mesmo tratado ruim.

Os pataki são uma péssima fonte e a abordagem de orixá dos cubanos é confusa e representa uma religião que eles criaram para eles. Não joguem dinheiro fora.

Minha posição é que o Bàbáláwo deve conhecer muito bem a teologia e por esta razão a lista a seguir inclui livros importantes sobre a religião.

A lista a seguir é a minha lista de indicação de leitura, infelizmente os livros desta lista devem estar escassos e devem estar muito caros porque eu comprei os meus ha muito tempo atrás, com dólar baixo e quando estavam disponíveis para venda.

 

Ifá O orixá do destino – Ivan H. Costa – Português – Editora Icone


Certamente o melhor livro sobre Ifá em português que vocês vão encontrar. Não está mais sendo editado e só vão encontrar em sebos.

Ser o melhor livro de Ifá em português não significa ser o melhor livro de Ifá. Significa apenas isso, em português é o melhor livro de Ifá.

É conhecimento geral. Ele aborda várias coisas de Ifá, de história a técnicas de leitura de Odù. Nesse ponto ele é bastante heterogêneo, porque mistura conhecimento com técnica. As duas coisas dele são muito boas.

Eu iniciaria por esse livro.

Ifá Divination – William Bascom – Inglês – Indiana University Press

Um clássico. Um dos primeiros livros sobre Ifá.

Ele tem um conjunto restrito de versos, não cobrem todos os Odù. Os versos estão em Yorùbá e inglês. Junto com os versos existem notas preciosas que explicam coisas envolvidas no uso das palavras, o sentido delas na vida real, expressões e coisas dos Yorùbá. As notas são o melhor dos versos.

1/3 do livro é ocupado com explicações sobre Ifá e sobre a religião. Não são explicações muitos extensas e detalhadas mas são bastante boas.

O Bascom é talvez o livro mais conhecido de todos. Ele é bom. Não é o melhor mas, sem dúvida, é muito bom.

TEM QUE LER

Existe uma versão em português dos versos. É livro de autor é o título é “Awon Bàbáláwo Órunmila Ifá ati won fun iye”, traduzindo, Os sacerdotes de Ifá e donos do segredo da vida. O autor é Carlos José da Costa.

Eu cheguei a falar uma vez com o autor.

É uma obra em 2 volumes. O volume 1 é dedicado a explicar ritos ligados a Ifá e búzios e o livro 2 tem a tradução dos versos de Bascon. Eu não recomendo o livro 1, mas recomendo o livro 2, porque facilita para quem não lê em inglês.

Yorùbá Theology and Tradition – The worship – Ayo Salami – Inglês – edição do autor

Esse livro é um achado. Em língua inglesa é o livro que eu recomendo para primeira leitura. A aquisição não é fácil, o autor lançou muitos livros, uma coleção com este título, mas parece que se retirou, se desanimou com venda de livros.

Praticamente estou recomendando todos os livros dele.

Este livro fala amplamente de Ifá, explica bastante coisa e também fala de teologia de Ifá. Ele explica o que um Bàbáláwo deve iniciar aprendendo. Todo o seu conteúdo é valioso, você deve ler e fazer anotações para consultas posteriores. Como expliquei um Bàbáláwo deve saber teologia e esse livro ensina isso.

É um livro que vai ao encontro de preparar a pessoa para ser um Bàbáláwo devido a quantidade de informações que tem.

Este é um dos que eu relaciono como 

TEM QUE LER.

Ifá an exposition of Ifá literary corpus – Wande abimbola – Inglês – Athelia Henrietta

É um clássico. Abimbolá não é bom no ensino de técnicas de Ifá, essa não é a preocupação dele, mas, os livros dele contêm uma das melhores seleções de versos de Ifá. Nos livros dele a gente começa a entender os versos e seus significados. Ele explica religião através dos versos.

O livro tem umas páginas iniciais onde o autor passa sobre Ifá e dá explicações gerais, mas isso é bem por alto.

O forte do livro é a explicação sobre os versos de Ifá, como devem ser lidos, qual sua estrutura e como deve, ser entendidos.

Mas isso cobre apenas a metade do livro, a segunda metade o autor fala de teologia de Ifá e toca em questões importantes como Orí, Exú (Èṣù), Ajé (Àjẹ́), Ajogun, Orixá (Òrìṣà) e outras crenças mas faz isso da forma como o Bàbáláwo tem que aprender, através de versos de Ifá que ele seleciona.

Esse livro não pode faltar a um Bàbáláwo.

TEM QUE LER.

Yorùbá Theology and Tradition – The man & the society – Ayo Salami – Inglês – edição do autor

Outro livro de Ayo Salami que continua a abordagem do primeiro volume da série, que foi The worship.

Neste livro o autor deixa Ifá de lado e aborda a teologia envolvida em temas da sociedade como o Nascimento, o casamento, o crescimento, Orí, ética e mais outros temas.

O livro trata da junção da religião com a sociedade em relação e esses temas como essas 2 parte se encontram. É um livro importante para entender esses temas vis a visa a forma como a sociedade olha para os mesmos temas.

Recomendo muito a leitura. 

TEM QUE LER.

Ifism The complete Work of Orunmila – Osamaro Ibie – Inglês – Athelia Henrietta

Este livro é o primeiro de uma coleção dedicada a Ifá e a versos.

O autor foi muito questionado devido a sua formação cristã, possivelmente anglicana e por ter adotado tardiamente Ifá, através do que ele descreveu como uma revelação.

Cabe explicar que na época que o autor nasceu e no país que o leitor nasceu, ser educado em um seminário de padres possivelmente seria a única forma dele receber educação formal e de qualidade. Ele não tinha nenhuma escolha.

Ele explica o episódio que o trouxe a Ifá e que o fez se dedicar e escrever esses livros.

A parte da visão teológica que ele de fato têm influenciada um pouco por sua formação os livros são bons, bem feitos e o conteúdo de seus versos são compatíveis com outras fontes de versos, de outras escolas. Eu já fiz essa validação e uso extensivamente os livros do Ibie.

O Ibie faz uma coisa muito interessante que é criar uma linha de tempo, uma genesis usando os mitos que estão espalhados nos versos.

Ele tem um livro com os 16 Méjì e depois livros para cada Odù. Infelizmente faltam 4 Odù em sua coleção de livros.

Os livros dele são:

  • Ifism The complete work of Órunmila

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol 2 – The odus of eji Ogbè – how man created his own god

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol 3 – The odus of Ọ̀yẹ̀kú Méjì

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol 4 – The odus of Iwori Méjì

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol 5 – The odus of Idi Méjì

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol 4 – The odus of Iwori Méjì

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol six & seven – The odus of Óbara; The odus of okonron

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol eight & nine – Irosun; Owonrin

  • Ifism The complete work of Órunmila – Vol ten – eleven – twelve – thirteen – The Odus of Ògúndá; The odus of osa; The odus of Etura; The odus of irete

Recomendo todos os livros desta coleção. São história de Ifá.

TEM QUE TER.

The Holy Odù –Fategbe Fatunmbi Fasola – Inglês – do autor.

Melhor referência para o Bàbáláwo.

Melhor livro com explicações de Odu. Ele não é um livro de versos, mas um livro que explica significado do Odù. Claro que essa é uma abordagem complicada, eu mesmo critico isso, mas, nesse caso, eu recomendo a leitura.

As explicações dele são amplas, abertas, bem feitas e baseadas em boa fontes.

Fala sobre todos os Odù através de um texto curto, mas útil. Carregue esse livro para todos os lugares que for.

TEM QUE TER.

Ifá a complete divination – Ayo Salami – Inglês – Nidd Pub.

Tem 2 versos para cada um dos 256 Odù.

Não é para aprender Ifá, é para ter os versos de referência de cada Odù quando precisar rezar. Ajuda no entendimento do Odù, é uma fonte de referência de outros autores e sua utilidade para o Bàbáláwo é enorme.

TEM QUE TER.

Ifá Dida – Popoola – Inglês – Athelia Henrieta Press

Tem 16 versos para cada Odù.

O filho do Popoola lançou o Dida Ifa com os Odù Meji, um livro gigantesco e reeditou o livro Practical Ifá Divination vol 3. do seu pai.

O livro principal com os Méjì é insuperável e você tem que ter.

A reedição do livro do pai ficou boa. Infelizmente não continuou a edição dos versos. Esses africanos preferem ganhar dinheiro dando cursos do que publicando livro que serão pirateados.

TEM QUE TER.

Ifá The key to its understanding – Fásínà Fálàdé – Inglês - Àrà Ifá Publishing

É um belo livro, com páginas de boa gramatura e capa dura.

Ensina Ifá através dos versos. O livro aborda elementos de ifá, liturgias e conceitos usando a tradicional abordagem de mostrar o conhecimento em versos, isso é muito bom. Ele fala ainda sobre ética de Ifá, busca explicar Ifá as pessoas.

Ele aborda como interpretar os versos, ferramentas de consulta e por fim explica como fazer um ebó (ẹbọ) riru.

Tudo no livro é bom, mas deve ser caro de adquirir.

Odù Ifá – The ethical teaching – Inglês - Maulana Karenga - Sankore

Infelizmente ele não tem todos os Odù.

Tem muitos Odù mas não todos, e varia a quantidade de versos, para alguns 1 para outros vários e as vezes explicações.

Não tem índice e está fora de ordem, a primeira coisa a fazer é criar um índice por sua conta.

Apesar de ser um livro incompleto, o que está nele é muito bom.

The Sacred Ifá Oracle – Epega/Neimark – Inglês

Eu tinha preconceito com esse livro devido ao autor, o Neimark se associou com o Epega e fundaram uma associação de Ifá nos estados unidos que é bastante pouco ortodoxa, no estilo dos americanos.

Mas o livro vale a pena ter. É muito curto em cada verso e a qualidade do conteúdo dos versos varia de coisas muito úteis a totalmente inúteis em outros.

Existe uma edição em português deste livro:

Os versos sagrados de Ifá – edições Órunmila (Ọ̀rúnmìlà).

Tenho as 2 edições e recomendo ambas.

An exploration os Odù Ifá - Oyeku fun temple – Inglês – do autor.

Tem 4 versos para cada Odù, mas, são muito curtos e na maior parte dos casos o entendimento dos versos é quase impossível.

A utilidade desse livro é bastante questionável, mas é o que está disponível, ele serve para complementar entendimento mas não serve como fonte primária.

Esse livro usa a mesma fonte do Ayo Salami.

The Healing Power of Sacrifice – Chief Priest Yemi Elebuibon – Inglês – Athelia Henrietta

É um livro pequeno, mas, muito bom. Infelizmente o autor é muito econômico nas explicações, mas, tem uma boa cobertura de temas, explicações de qualidade e versos.

O Elebuibon fez esse livro quando era sério e não era arabá. Hoje em dia está muito complicado em confiar em qualquer coisa que venha dessa família Elebuibon.

Esse livro não pode faltar ao Bàbáláwo.

Tem explicações e versos importantes para liturgias.

A exploration os Odù Ifá - Oyeku fun temple – Inglês – do autor.

Tem 4 versos para cada Odù. Complementa o entendimento os Odù. O problema é que os versos são muitos curtos e as vezes pouco inteligíveis. Esse livro usa mesmas fontos do Ayo Salami. Vale a pena ter.

Yorùbá Ritual – Performers, play, agency – Margareth T. Drewal - Indiana

Duas referências já são suficientes para indicar a compra. A primeira é a autora a segunda a editora. Tudo de Drewal e da Indiana university é bom.

É um livro sobre teologia a autora relata os seus encontros e o que aprender em diversas área.

É um livro precioso.

Parctitioner`s Handbook for the Ifá Professional – Fama – Inglês – Ile Orunmila publications

Bem prático, aborda como se faz um ebó riru e essa é sua parte mais importante, esse livro mais o livro Key to its understanding permitem entender muito bem como executar.

Vale a pena ter.

Understanding Odù Ifá: Apola Ofun – Apena Fagbemijo – Inglês – Oyeku fun temple

Tem 6 versos curtos para o Odù de Ofun. São curtos, mas vale a pena ter.

Iwe Odù Ifá – Ifayemi awopeju – Inglês – Ile Orunmila publications

Tem 4 versos para cada odù de Ogbe. São curtos e mal traduzidos para o inglês mas vale a pena ter.

The sixteen major odù Ifá from ile Ifé – adedoja aluko – Inglês – indigigenous faith of africa

Tem 16 versos de Odù para cade Meji. A tradução de yorùbá para inglês é pobre, muito ruim e incompleta. Vale apenas você mesmo traduzir. Mas vale a pena ter.

Ifá divination poetry – wande abimbola - Inglês – Nok Pub

Tem 4 versos para cada Odù meji. São bons versos, com bom yorùbá e boa tradução para o inglês.

Obra Interessante mas não essencial.

Sixteen Great Poems of Ifá – Wande Abimbola – Inglês – Unesco

Mais um clássico, eu diria que é um senhor clássico.

São 16 poemas bem longos sobre temas escolhidos pelo autor. Versos em bom Yorùbá e boa tradução para o inglês.

Os versos são imperdíveis, se você conseguir comprar, compre.

Sixteen Mythological stories of Ifá – Fama – Inglês – Ile Orunmila publications

Tem 16 histórias de Odù selecionados a critério do autor por sua relevância.

Vale a pena ter.

A recitation os Ifá, Oracle of the Yorùbá – Judith Gleason – Inglês – Grossman Publishers

Bom, nem todo muito gosta da Judith. Ela tem uma abordagem bem analítica do tema, meio matemática, mas, esse livro é bom. Não é excelente, mas tem alguns conhecimentos importantes.

Como em todo livro você deve saber que cada um tem alguma coisa importante para você. Todos tem um conhecimento bom e relevante em algum lugar. A gente tem que saber pescar isso.

Tem versos de ifá que são bons, mas, no geral os versos são péssimos de compreender. Eu já li muitos versos de muitas fontes. Esses aqui são os piores que eu já li. Alguns são ininteligíveis, apesar de longos (diferente do livro do Oyeku fun temple, que são curtos e ruins).

Não gosto de desmotivar mas, acho que vale a pena comprar, mas, vai usar apenas uma parte do que tem ai, vai ter que catar bastante.

Apetebi the wife of orunmila – Ifayemi Elebiubon –iNGLÊS - Athelia Henrieta Press

Livro bem pequeno. Reúne versos sobre a participação da mulher em Ifá. Fiz um texto no Blog sobre o tema. É cultura geral.

Art and Oracle – Alisa la gamma – Inglês - Metropolitan Museum of art

Um daqueles livros sobre arte que trazem boas informações sobre a religião.

Odun Ifá Ifa festival – Dr. Abosede Emanuel – Inglês - west African book publisher limited

É um livro curioso, metade dele fala um pouco sobre Ifá e na outra metade descreve a uma cerimônia anual de um festival de Ifá. Não é um livro importante para se ter.

Ifa O senhor do destino – Fernandez Portugal Filho

NÃO COMPRE ESSE LIVRO.

Caminhos de Odù – Agenor Miranda Rocha

O livro foi feito pelo Prandi e o Material não é do Agenor, ele pegou no Apo Afonjá e passou a dizer que era seu, Agenor tinha esse hábito de mentir. É uma boa referência para ser usada junto com o livro do Beniste, O Jogo de Búzios, porque o livro do Beniste ensina mas não tem as histórias, esse aqui tem as histórias mas não explica nada.

Imoye – A definition of the Ifá tradition – Baba Ifa Karade

Não compre esse livro

Ifa – The anciente wisdom – Afolabi A. Epega

Não compre esse livro


Não deixe de ver outras listas de livros:

  • Livros sobre a religião e teologia
  • Livros sobre Orixá
  • Livros sobre Obi
  • Livros sobre Candomblé


Nenhum comentário:

Postar um comentário