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quinta-feira, janeiro 05, 2012

Iemanja e o Ori

Eu considero esse tema um dos grandes engodos do Candomblé. Assim como o tema das pessoas associarem os Orixás a elementos da natureza e a associação de números a Odù. São 3 temas bastantes gritantes de falta de conhecimento das pessoas que os repetem em relação a religião Yoruba.

Eu tive o cuidado inclusive de escrever Iemanjá com a grafia brasileira, porque a única coisa que justifica essa associação é a umbandização do Candomblé. Eu poderia fazer aqui um longo texto, estilo academico, mostrando que não existem versos  associando Ori a Yemoja, mas vou deixar isso para quando eu escrever sobre Ori. Vou procurar aqui usar uma abordagem mais simples, para queles que querem obter esclarecimento sobre a religião em sí e preferem uma abordagem mais simplificada. Garanto que não é preguiça, apenas não quero gastar o tempo de vocês com um tema tão simples.

Voltanda repetir, o Candomblé é uma tradição da diaspora e em função disso pode ter adotado aspectos que o diferenciam da forma como a YTR conduz o culto na Nigéria. É isso o que uma tradição faz em uma religião, assim a YTR ou quakquer outra tradição que possa existir na Nigéria pode adotar uma formato para o culto e mitos um poucos distintos, sem que isso estabeleça uma religião distinta.

Os mitos, mesma na Africa são regionais e variações existem nos formatos de Ifé, óyó, obeokuta, etc...  Cada lugar deste dá maior ou menor importancia a algum aspecto e a Orixás distintos.

Mas o Candomblé assim como o Lukumi tem inserido enganos por conta de falta de conhecimento ou desvios inadequados. Um exemplo disso é a associação dos Orixás com elementos da natureza. Ja escrevi sobre isso e vou republicar uma nova versão. Outra é o caso dos números com os Odù, que não é um desvio, é uma bobagem mesmo, uma idiotice repetida por um monte de gente porque não aprendeu o oráculo.

No caso do Ori, lamentavelmente existe essa ligação, criada, com Iemanjá. Lamentável, porque a manutenção do culto a Ori é um dos grandes pontos positivos do Candomblé em relação às demais tradições. Mas associar Ori a Iemanjá é uma enorme bobagem.

Não existe referência de versos em Ifá sobre isso. Nenhum verso de Ifá liga Iemanjá a Ori. Ori é Ori. Mais ainda, a relação de Ori com Oxala, poderia ter 2 fontes. A primeira seria de  Ajala que no Candomblé muitos podem considerar um tipo de Oxala, o que não é. Ajalá é uma divindade distinta, não é Oxala, é  um irunmolé e não é Orixá.

Ajala faz o Ori mas não pode depois fazer mais nada para ajudar. A referencia a Ajalá no bori é apenas uma referencia de respeito, mas, uma vez que tenha sido moldado Ajala não interfere mais no Ori.

O que ocorre depois da escolha do Ori, que pode ser mal-sucedida, é o Bori que viza a compensar os problemas, amenizando-os através dos Ibós.

Eu já ouvi Babalorixa, mal informado, dizendo em cama de Bori:  "que ajala lhe molde um bom ori..."   Infelizmente isso é apenas desconhecimento dele. Ele não sabe a religião dele de fato. Esta fazendo uma liturgia sem entender os dogmas. Como esta em Ogbe Ogunda, Ajalá já moldou e o acaso ou a falta de preparação podem levá-lo a escolher um Ori ruim.

Uma vez moldado o Ori, Ajala não vai mais fazer nada com o Ori. Acabou. O cuidado deve ser antes de escolher o Ori como esta em Ogbe ogunda.

A segunda fonte seria o vinculo de Oxala forçado de Oxala com todas as pessoas. Isso tamém inexiste. Oxala enquanto representando Orixa Nla é um Orixá importante e com papeis importantes na religião. Mas é um Orixá, um dos ministros de Olodumare como os demais. Exu por exemplo tem uma posição muito mais influente.

Mas aqui a Umbandização do Candomblé criou a figura de cada pessoa ter um Pai e Uma Mãe espiritual. Não tem. isso é um resultado do sincrestismo católico que liga Oxala a Jesus Cristo e Iemanja a sua mãe.

No Candomblé não temos Pai e Mãe espiritual.

Na religião temos apenas 1 orixá de Ori. O Orixá que o acompanha, o juntó não tem regra de gênero.

Orixa nla não esta ligado a Ori. Oxala nla, molda o corpo das pessoas, não a cabeça. Quem da o sopro da vida, Emi,  é Olodumare e não Oxala que não conhece esse segredo.

Cada pessoa, cada Ori tem um orixá distinto no Ori. Esse Orixá pode ser até mesmo Oxala mas isso não o faz presente em todos os Ori, assim como não faz presente Iemanja,

O Caso de Yemoja é pior, ela não é uma Irunmolé, é um Orixá divinizado, assim como Oya. Oxun é a única Irunmolé. Se existe um Orixá ligado a todos os Ori, esta é Oxun. Quando escrever sobre Ori vou falar sobre isso.

Aqui neste texto, eu deixo minha posição que nem Oxala, nem Yemoja esta ligados a todos os Ori.

Não é adivinhação, isso esta nos versos e na teologia. Quem quiser confirmar, procure se informar.
Existe mito ligando Iemanja a Ori. É um mito local do Candomblé, na minha visão (aqui estou espressando opinião). Feito para justificar esse culto. A Umbanda também deve ter influenciado isso com uma corrente de erros. O primeiro é que a Umbanda foi sendo formada sincretizando conceitos e divindades do Candomblé sem que as pessoas de fato entendesse o que estavam copiando. Elas iam repetindo e inventando a partir de palavras sem nenhum entendimento.

As pessoas sairam da Umbanda para o Candomblé com essas ideias erradas e continuavam repetindo sem aprender de fato o que deviam. A repetição de uma mentira milhares de vezes cria uma verdade. Iemanja virou mãe dos Ori e Oxala virou pai de todos.

Isso não se apoia na teogonia Yoruba.

Iemanjá não é mãe dos Ori, no Candomblé pode ser das pessoas que são de Yemoja, é claro.